nação tricolor

Sem Trikas! São Paulo tem cobrança de conselheiros e clima esquenta nos bastidores

Nikão valoriza chance no São Paulo e diz que responsabilidade é proporcional à vontade de atuar pelo clube. (Foto: Twitter do São Paulo)
Nikão valoriza chance no São Paulo e diz que responsabilidade é proporcional à vontade de atuar pelo clube. (Foto: Twitter do São Paulo)

Na semana passada, o clima esquentou não só nas redes sociais como também nos bastidores do São Paulo. O motivo? O uso do termo “Trikas” por torcedores e também pelo perfil oficial do clube, na apresentação do meia-atacante Nikão. Houve inclusive pressão de conselheiros do Tricolor na diretoria do clube.

Rogério Ceni não poupa palavras para diretoria do São Paulo em primeira entrevista do ano: “Precisamos mais”

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no futebol? Clique aqui e saiba mais

De acordo com o jornalista Perrone, do UOL, membros do Conselho Deliberativo do São Paulo procuraram integrantes da gestão do presidente Julio Casares para mostrar insatisfação pelo termo. Além disso, ameaçaram entrar com medidas jurídicas contra quem usou “Trikas” para se referir ao Tricolor. Mas o retorno foi de que isso seria impossível de ser feito.

São Paulo acerta últimos detalhes, rescinde com Pablo, que deve ser anunciado por rival

No auge do debate, muitos se mostraram revoltados com a expressão que surgiu para tratar de forma mais carinhosa do São Paulo. Principalmente por jovens torcedores, que viram no apelido uma representação semelhante a de outras palavras como padoka e sampa.

Pois bem, a questão ficou ainda mais delicada quando o próprio São Paulo foi às redes para referir-se à contratação de Nikão como o novo camisa 10 do Trikas. A revolta tornou-se ainda maior, tanto que a Independente divulgou uma nota em que ameaçava quem utilizasse o termo nas arquibancadas.

São Paulo avalia que assunto foi “longe de mais”

Para a diretoria do São Paulo, a avaliação é de que o assunto ganhou proporção maior do que deveria e foi longe de mais. Nos bastidores, o entendimento é de que a ação do clube no Twitter para apresentar Nikão foi algo isolado e sem a pretensão de gerar polêmica. Em momento algum, o Tricolor enquanto instituição se dispôs a adotar o apelido. Por isso, o assunto está encerrado.

Para a Organizada do São Paulo, o termo descaracteriza a instituição e faz com que ela perca o crédito. As ameaças da Independente levam em conta que os torcedores que utilizarem o termo estão desrespeitando também o clube. E estarão suscetíveis às intempéries dos torcedores uniformizados.