nação tricolor

Técnico semifinalista da Libertadores com São Paulo em 2016 está com Alzheimer em estágio avançado

Patón Bauza foi diagnosticado com Mal de Alzheimer. Técnico levou o São Paulo à semifinal da Libertadores em 2016. (Foto: Twitter do São Paulo)
Patón Bauza foi diagnosticado com Mal de Alzheimer. Técnico levou o São Paulo à semifinal da Libertadores em 2016. (Foto: Twitter do São Paulo)

O último técnico que colocou o São Paulo entre os quatro melhores times da Copa Libertadores, em 2016, está passando por um momento delicado na vida. Edgardo Bauza, campeão da competição pelo San Lorenzo em 2014 e com passagem pelo Tricolor, foi diagnosticado com Mal de Alzheimer em estágio avançado, aos 64 anos, segundo a imprensa argentina.

Rodrigo Nestor coloca jogo no bolso, São Paulo classifica e quebra sequência de rival em 2022

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Patón passou pelo Tricolor em uma temporada bastante competitiva em que o clube se colocou entre os melhores da América pela única vez na década passada. No ano passado, o argentino se aposentou da carreira de técnico devido a problemas de saúde, sem detalhar quais eram. Ele antecipou sua passagem pelo clube porque foi treinar a Seleção da Argentina.

Após 1º gol pelo São Paulo, Patrick rebate críticas sobre estar gordo e pensa no Corinthians: “Pede algo a mais”

Mal de Alzheimer destrói memória e funções mentais de ex-técnico do São Paulo

De acordo com o jornalista Juan Manual Pons, no Twitter, o Mal de Alzheimer é uma doença que evolui muito rápido, na medida em que destrói a memória e outras funções mentais importantes. Além disso, confunde cores e também a ordem das refeições.

Patón Bauza tem residenciais em Quito (na capital do Equador) e também em Rosário (na Argentina), onde construiu sua carreira como bom zagueiro no Rosario Central. A carreira como técnico começou em 1998, no próprio time Canalla, e em seguida ele teve passagens por clubes como Vélez Sarsfield, Colón, Sporting Cristal e LDU, clube pelo qual foi campeão da Copa Libertadores em 2008.

Campanha histórica do São Paulo na Libertadores alçou Patón à Seleção Argentina

Em 2016, no time que tinha PH Ganso e Michel Bastos, o São Paulo chegou às semifinais da Copa Libertadores, com uma campanha bastante forte jogando no Morumbi e discutível fora de casa. Eliminou Toluca, Atlético Mineiro e caiu para o Atlético Nacional na semifinal.

Porém, o bom nível de desempenho do time o alçou à Seleção Argentina. Em 47 jogos disputados, foram 16 vitórias e um desempenho interessante de janeiro a julho. Porque em agosto ele se juntou ao selecionado argentino. Na sequência, ele treinou também as seleções dos Emirados Árabes e da Arábia Saudita, antes de voltar ao Rosario, em 2017, onde encerrou a carreira.