nação tricolor

Com Calleri em grande fase, São Paulo pode ter “artilheiro do ano” em apenas quatro meses de temporada: Entenda

Contratado para resolver, Calleri já é o artilheiro do São Paulo. (Foto: Twitter do São Paulo)
Contratado para resolver, Calleri já é o artilheiro do São Paulo. (Foto: Twitter do São Paulo)

Com uma fase espetacular, Jonathan Calleri já balançou as redes adversárias em 12 oportunidades pelo São Paulo em 2022. E com mais um gol, o argentino vai igualar a marca do artilheiro do clube em 2021: Pablo, que fez apenas 13 gols e foi o artilheiro do Tricolor no ano corrido. Detalhe: em apenas quatro meses de temporada.

Rogério Ceni se mostra otimista com futebol do São Paulo e resume expulsão: “Puta sacanagem”

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Com oito gols marcados no Paulistão e mais quatro gols no Brasileirão, Calleri é não só o artilheiro do São Paulo na temporada como também está entre os principais goleadores do ano no Brasil inteiro. Raphael Veiga e Hulk têm 13 gols cada. Ou seja, a briga do centroavante argentino é ainda maior que esta.

Rodízio funciona? São Paulo tem elenco completo à disposição e começa semana decisiva

No último sábado, Calleri foi a campo pelo São Paulo e não teve uma grande atuação até por jogar isolado em pelo menos 45 minutos de jogo. Mesmo assim, foi peça importante do Tricolor contra o Red Bull Bragantino, no empate por 1 a 1, em Bragança Paulista. Ele terminou o duelo com seis finalizações (duas delas no alvo) das 24 finalizações do Tricolor no jogo.

A média de gols de Calleri é praticamente o dobro da feita por Pablo em 2021. Com o argentino, a média é de 0,57 gol por partida, ou um gol a cada dois jogos. Algo bem acima do que fez Pablo: 0,34 gol por jogo ou um tento a cada três jogos disputados.

Calleri é titular absoluto do São Paulo, diferentemente do que era Pablo

Por outro lado, Calleri é titular absoluto do São Paulo em 2022 e tem o faro de gol apurado para um centroavante. Os números são bem diferentes e passam também por um contexto que não pode ser deixado totalmente de lado. O argentino participou de 21 jogos dos 24 disputados pelo Tricolor neste ano.

Pablo, hoje no Athletico Paranaense, nunca foi um camisa 9 de referência. Fez os gols que fez porque o Tricolor não tinha no elenco um camisa 9 de fato para cumprir com a função. Na temporada passada, ele atuou em 38 jogos (29 deles como titular) em 70 partidas do Tricolor no ano.

Calleri é ídolo e tem total apoio da torcida do Tricolor – algo que Pablo não teve nos últimos tempos, tanto que rescindiu o contrato e foi para o Furacão.