nação tricolor

São Paulo pode ser “reforçado” por guerra na Ucrânia

São Paulo pode receber milhões de reais em negócio envolvendo David Neres. (Foto: Twitter do São Paulo)
São Paulo pode receber milhões de reais em negócio envolvendo David Neres. (Foto: Twitter do São Paulo)

Prestes a completar uma semana da situação tensa vivida por jogadores brasileiros que atuam na Ucrânia, o São Paulo está em compasso de espera e com as portas para o retorno de seu pupilo de Cotia. David Neres recém-chegou ao Shakhtar Donetsk, negociado pelo Ajax, da Holanda, mas sequer atuou. Ele precisou sair do país europeu, depois que houve a invasão da tropa russa no leste ucraniano, pela fronteira com a Romênia.

Artilheiro, Calleri decide de novo: Veja melhores momentos de Água Santa x São Paulo

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Atletas brasileiros que atuam na Ucrânia e que estavam isolados em um hotel, em Kiev, após a invasão da tropa russa ao país podem voltar. São Paulo tem a esperança de poder contar com Neres pelo menos por um tempo. Isso porque a situação se complicou a um ponto que o Campeonato Ucraniano foi suspenso por tempo indeterminado.

São Paulo amplia invencibilidade e Rogério Ceni revela decisão sobre manutenção de rodízio para evitar “fator 2021”

Os atletas, principalmente, de Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev, desta forma, podem ser liberados para atuar em outros times para manter o ritmo de jogo. Seja por empréstimo ou em outro formato, porque eles têm contrato. Ao todo, há 30 brasileiros que atuam na primeira divisão da Ucrânia.

No Brasil, há uma brecha diferente da praticada em outros lugares do mundo, que permite a chegada de jogadores como David Neres. Na Europa, a principais grandes ligas adotam o sistema de janela de transferência, em que os jogadores só podem ser contratados para atuar nestes períodos específicos. Aqui, não.

No futebol brasileiro, existem períodos para registro de contratos de jogadores que atuam no exterior. Neste momento, no primeiro semestre, pode-se inscrever jogadores que vêm de outros países até 12 de abril. Portanto, haveria a possibilidade de reforçar os times desde que houvesse um acordo para tal.

Na semana passada, o São Paulo ofereceu a estrutura dos Centros de Treinamento, em Cotia e na Barra Funda, para que os atletas que saíram da Ucrânia possam manter a forma pelo tempo que for necessário. Isso, claro, sem qualquer obrigatoriedade de que esses atletas defendam o Tricolor posteriormente.

São Paulo não tem recursos, mas portas estão abertas, diz diretor

O diretor do São Paulo fez questão de ressaltar que o Tricolor não tem recursos para contratar David Neres. Mas foi uma situação sondada pelo executivo do clube, Rui Costa. Neste sentido, as portas estão abertas dependendo de como as coisas evoluem na Ucrânia.

“No momento em que surge isso (a invasão da Rússia à Ucrânia), o Rui Costa me liga e diz: ‘Cara, vamos procurar o empresário para fazer uma conversa’. O Rui fez esse movimento. A gente sabe que é muito difícil, mas se ele quiser voltar, as portas estarão abertas”, disse Belmonte.