nação tricolor

São Paulo não será campeão? Jornalista avalia que tendência é que técnicos estrangeiros ganhem principais campeonatos

Rogério Ceni elogia atuação do São Paulo, a melhor do time no ano, no clássico contra o Santos. (Foto: Marcos Ribolli/ge)
Rogério Ceni elogia atuação do São Paulo, a melhor do time no ano, no clássico contra o Santos. (Foto: Marcos Ribolli/ge)

O São Paulo optou por manter Rogério Ceni no comando técnico na temporada 2022. O M1TO está respaldado pela diretoria e com total liberdade para fazer as modificações que forem necessárias para devolver o time rumo às conquistas. Se depender da análise de Mauro Cezar Pereira, no entanto, isso irá acontecer. Vale lembrar que no ano passado, o Tricolor saiu da fila de conquistas ao levantar o Paulistão com um técnico estrangeiro: Hernán Crespo.

Após estreia na temporada, Luciano e São Paulo estão prestes a anunciar renovação do contrato

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Para o jornalista, a tendência é de que os times que têm técnicos estrangeiros conquistem os principais títulos da temporada. No ano passado, por exemplo, o português Abel Ferreira foi quem venceu a Copa Libertadores pelo Palmeiras. No ano retrasado, também. Em 2019, outro português, Jorge Jesus, levantou a Liberta pelo Flamengo. Mauro Cezar disse que este cenário tende a se manter, cenário ruim para o São Paulo, portanto.

“O que os técnicos brasileiros podem fazer para mudar esse cenário? Trabalhar bem. Melhorar o nível de conhecimento, beber de outras fontes, se aprimorar. Aqueles que foram capazes. Os que não forem, a tendência é perder terreno cada vez mais”, diz Mauro Cezar em análise no UOL.

A tendência é confirmada quando se vê que os quatro principais elencos do país têm técnicos nascidos fora do Brasil. Corinthians (Vítor Pereira), Palmeiras (Abel Ferreira) e Flamengo (Paulo Sousa) têm técnicos portugueses, enquanto que o Atlético Mineiro é treinado por um argentino (El Turco Mohamed). O jornalista afirma que não será fácil tirar as principais competições disputadas pelos clubes destes times.

“Você tem hoje os quatro elencos mais caros do Brasil com técnicos estrangeiros: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Corinthians. São vários clubes do país com técnicos nascidos fora do Brasil, e, pra mudar isso, não será fácil”, opina Mauro Cezar Pereira.

São Paulo e outros times tendem a ter problemas para conquistar principais torneios, diz Mauro Cezar

Para o jornalista, os outros times têm que se aprimorarem no campo e o que os torcedores podem fazer, além de torcer para seus clubes, é secar. A tendência, reitera Mauro Cezar, é de que os quatro clubes citados conquistem Brasileirão, Copa do Brasil e até Libertadores. O São Paulo vai disputar as duas primeiras competições e também a Copa Sul-Americana, última competição internacional que o clube conquistou, em 2012.

“O que eles podem fazer, além de tentar se aprimorar, é torcer contra todos eles. Mas não sei se vai dar certo. A tendência é que, tendo nas mãos os melhores elencos do Brasil, esses técnicos de fora ganhem as principais competições do país e até internacionais”, completa.