nação tricolor

Olha a zebra! São Paulo sofre quando enfrenta adversários da Série A na Copa do Brasil

Luciano abre Brasileirão marcando e diz que São Paulo vai lutar pelo título. (Foto: Twitter do São Paulo)
Luciano abre Brasileirão marcando e diz que São Paulo vai lutar pelo título. (Foto: Twitter do São Paulo)

O torcedor do São Paulo está vacinado em relação às recentes eliminações na Copa do Brasil para times da elite nacional. O Tricolor, depois de enfrentar equipes de divisões inferiores, terá como adversário o Juventude, rival que também está na Série A do Brasileirão.

São Paulo reencontra carrasco na Copa do Brasil e vai poupar quatro titulares

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

O grande problema do São Paulo é justamente enfrentar times da mesma divisão. Das últimas 10 vezes em que enfrentou um adversário da elite na Copa do Brasil, não passou em sete oportunidades. Isso vale para a última participação, quando o Tricolor caiu para o Fortaleza, com derrota por 3 a 1 na Arena Castelão, no ano passado.

Na temporada passada, por outro lado, o Tricolor entrou em uma fase mais adiantada do torneio por estar na Copa Libertadores. Em 2020, outro ano em que caiu para adversário de Série A (Grêmio, em pleno Morumbi), foi o único dos últimos 10 anos no qual o São Paulo não caiu assim que duelou contra rivais de elite.

Em 2017 e em 2018, quando também começou a Copa do Brasil desde as fases iniciais, o São Paulo caiu justamente ao bater de frente contra Cruzeiro e Athletico Paranaense. Diante da Raposa, foi na semana caótica em que o Tricolor, então treinado por Rogério Ceni, caiu em três competições de forma consecutiva.

Ao todo, o São Paulo enfrentou 30 equipes da Série A do Brasileirão (ou equivalentes a ela, como o módulo azul da Copa João Havelange, em 2000). Foram 18 eliminações e 12 classificações desde 1990 na Copa do Brasil.

Juventude foi carrasco do São Paulo na Copa do Brasil

No único confronto entre São Paulo e Juventude na história da Copa do Brasil, o Tricolor acabou sendo eliminado. Na ida, no Morumbi, derrota por 2 a 1 e na volta, no Alfredo Jaconi, a vitória por 1 a 0 foi insuficiente para avançar – na época, os gols marcados fora de casa fizeram a diferença para o Ju.

Por outro lado, a fase do Juventude não é das melhores. O time por pouco não foi rebaixado no Campeonato Gaúcho e ainda não venceu no Brasileirão, após dois jogos.