nação tricolor

Ligado, São Paulo se impõe no Allianz Parque e derrota Palmeiras

Luciano desencanta e São Paulo derrota Palmeiras no Allianz Parque. (Foto: Ale Vianna/Gazeta Press)

A comemoração efusiva de Luciano no segundo gol dá a demonstração de como o São Paulo encarou o duelo contra o Palmeiras como uma final. Foi um time intenso, ligado e entendedor do momento complicado que o Tricolor vive no Brasileirão. Foi talvez a melhor apresentação da equipe no segundo turno. E uma das melhores, certamente, no campeonato. Placar de 2 a 0 e 41 pontos na tabela.

Com voltas de Arboleda e de Nestor, São Paulo enfrenta Palmeiras no Allianz Parque

Você conhece o canal do Nação Tricolor no YouTube? Clique e se inscreva!

A determinação explicada acima se deve também à formação que Rogério Ceni mandou a campo. Sem um volante de contenção, era preciso que todos os jogadores se doassem um pouco na marcação. E o espírito foi de clássico mesmo.

O que mais chamou a atenção no primeiro tempo, mais do que o golaço, foi a postura do time diante do Palmeiras. O São Paulo apertou muito a marcação. Não deu sossego para o rival trabalhar a bola.

Com Rodrigo Nestor e Igor Gomes por dentro, alinhados à frente da defesa mais Gabriel Sara e Vitor Bueno abertos, o São Paulo marcou mais atrás, mas sem abdicar de ir ao ataque, principalmente pelo lado direito.

O gol saiu na terceira jogada do São Paulo. Bola esticada para boa casquinha de Luciano na altura do meio de campo. Gabriel Sara arrancou, trouxe para a canhota e bateu ângulo de Weverton. 1 a 0.

Antes disso, o São Paulo já havia criado pelo menos duas chances. E isso também dá um parâmetro em relação a como o Tricolor desperdiçou chances. A vitória poderia ser mais tranquila.

O Palmeiras entrou em campo com uma formação mexida. Com um trio de ataque que pouco criou e um meio campo com Matheus Fernandes, que em momento algum conseguiu se encontrar na partida.

Na etapa final, o São Paulo baixou as linhas de marcação, cedeu campo para o Palmeiras (que não criou grandes chances em boa parte do jogo) e esperou para acionar os jogadores de velocidade. Igor Vinícius se doou bastante e parou de errar as jogadas, sendo um dos nomes do time ofensivamente.

Aos 15 minutos, o São Paulo fechou a conta. Num erro de saída de bola de Patrick de Paula, Luciano partiu e bateu em cima de Weverton, que aceitou. Placar de 2 a 0.

O São Paulo perdeu pelo menos mais três ótimas chances de marcar. E ainda viu o gol de Gabriel Sara ser anulado pelo VAR na origem do lance. A vitória, no entanto, dá um grande alívio não só para a torcida, mas também na tabela. O Tricolor abre cinco pontos de distância em relação ao Bahia, atual 17º colocado da competição.

Palmeiras 0 x 2 São Paulo: Allianz Parque

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Renan e Jorge; Danilo, Patrick de Paula e Matheus Fernandes; Breno Lopes, Luiz Adriano e Willian. Téc.: Abel Ferreira

São Paulo: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Rodrigo Nestor, Igor Gomes, Gabriel Sara e Vitor Bueno; Rigoni e Luciano. Téc.: Rogério Ceni