nação tricolor

Copa do Mundo: Em sorteio no Qatar, Brasil pode cair em grupo da morte no Mundial

Revelado no São Paulo, Antony esteve na Copa do Mundo. (Foto: Twitter da CBF)
(Foto: Twitter da CBF)

Chegou o dia do sorteio da Copa do Mundo e não se fala em outra coisa no planeta bola. Pentacampeão mundial, o Brasil voltou a liderar o ranking da FIFA e vai estar no pote 1 do sorteio que começará às 13h em Doha. O ranqueamento serviu como base para a definição dos potes que vão definir os oito grupos e assim o desenho final para o Mundial que será disputado neste ano.

Vitória do São Paulo em noite mágica faz Rogério Ceni ter saudade de Libertadores: “Não tem preço”

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Por uma questão climática, a Copa do Mundo será disputada em novembro/dezembro, período de inverno no Qatar, que costuma ter temperaturas muito elevadas. Portanto, a bola rolará a partir de 21 de novembro e terá seu encerramento no dia 18 de dezembro.

Há algumas restrições para o sorteio. Por exemplo, países do mesmo continente não caem no mesmo grupo, salvo as seleções da Europa – que terão 13 representantes. Mesmo o Velho Continente ficará limitado a no máximo duas seleções por grupo na Copa do Mundo. No total, haverá cinco grupos com dois europeus e três com apenas um.

Além disso, os três últimos classificados para a Copa do Mundo, times que estarão nas repescagens intercontinentais e na última vaga europeia, estarão no pote 4, mesmo que tenham índice no ranking da FIFA para estar em outro pote. Os confrontos que vão definir os últimos classificados vão ocorrer em junho: Peru x Austrália ou Emirados Árabes Unidos, Costa Rica x Nova Zelândia e Escócia ouUcrânia x País de Gales.

Por um motivo simples: como não há definição, por exemplo, se um time da América do Sul ou da Ásia estará classificado (no caso específico do duelo entre Peru x Austrália ou Emirados Árabes Unidos), o sorteio precisa fazer bloqueios para evitar que as seleções do mesmo continente estejam na mesma chave.

O Brasil pode cair em um grupo da morte, se as bolinhas forem traiçoeiras. Pode haver um grupo com: Brasil, Alemanha, Sérvia e Canadá. Ou um grupo mais “baba”, com Brasil, Estados Unidos, Coreia do Sul e Gana. Façam as suas apostas.

Veja como ficaram os potes da Copa do Mundo:

Cabeças de chave: Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal
Pote 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Croácia
Pote 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos, Tunísia
Pote 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões, Peru/Austrália/Emirados Árabes Unidos, Costa Rica/Nova Zelândia e Escócia/Ucrânia/País de Gales