Nação Tricolor no Terra. (Foto: Reprodução)

Após vender pacote bilionário, Conmebol fará mudança significativa na Libertadores e na Sul-Americana em 2023

Conmebol poderá implementar VAR desde início das competições em 2023. (Foto: Twitter da Conmebol)
Conmebol poderá implementar VAR desde início das competições em 2023. (Foto: Twitter da Conmebol)

A venda recorde de pacotes de direitos de transmissão da Conmebol para a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana vão obrigar a entidade a promover uma mudança significativa a partir de 2023. A informação é do portal MKT Esportivo. Os pacotes de TV aberta, fechada, streaming e melhores momentos vão forçar a Confederação a colocar o árbitro de vídeo desde a fase inicial das competições.

São Paulo lucra milhões com jovem da base e aguarda “fator Antony” para salvar desmanche do elenco

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

A partir do ano que vem começa o quadriênio, período em que são vendidos os pacotes de transmissão. As seguintes emissoras compraram os direitos de transmissão da Libertadores: TV Globo (TV Aberta), ESPN (TV Fechada), Paramount e Star+ (streaming) e OneFootball (melhores momentos). E com a entrada de US$ 1,5 bilhão nos cofres da entidade, perdeu-se a justificativa de que a questão financeira impedia a utilização do VAR. Motivo este que é apontado pela Conmebol para colocar o árbitro de vídeo apenas nas fases decisivas da competição.

Pacotão de reforços do São Paulo tem quatro jogadores: Goleiro e zagueiro são prioridades

A polêmica aumenta quando se leva em consideração pênaltis mal marcados ou mesmo gols validados em posição de impedimento, lances que já ocorreu, por exemplo, na atual edição da Copa Libertadores.

Desde 2018, quando o primeiro teste foi realizado nas semifinais da Copa Libertadores, a Conmebol só utiliza o VAR a partir do mata-mata do torneio. A entidade alega, além da questão financeira, o aspecto da falta de estrutura de alguns dos estádios para receber a tecnologia e assim foi empurrando a questão para o futuro.

Vale pontuar também que, apesar de não existir obstáculos legais para a utilização do VAR desde as fases iniciais, o Conselho Arbitral da entidade precisará aprovar o uso do árbitro de vídeo para a medida passar a valer.

São Paulo pode se classificar nesta quarta na Conmebol Sul-Americana

Por falar em Copa Conmebol Sul-Americana, o São Paulo poderá se classificar no torneio nesta quarta-feira. Desde que Ayacucho e Everton, que se enfrentarão em Cusco no Peru empatem a partida nesta noite. Desta forma, o Tricolor estaria classificado de forma antecipada ao mata-mata da competição.