nação tricolor

Brasileirão tem líder com pontuação mais baixa desde 2004 e São Paulo se apresenta como postulante ao título, diz jornalista

São Paulo e Corinthians farão Majestoso valendo vaga na final da Copa do Brasil. (Foto: Marcos Ribolli/ge)
São Paulo e Corinthians farão Majestoso valendo vaga na final da Copa do Brasil. (Foto: Marcos Ribolli/ge)

A edição de 2022 do Brasileirão tem um equilíbrio tremendo e só reforça a condição de que o campeão deste ano precisa lutar bastante para ficar com o caneco. A pontuação do líder Palmeiras é a menor desde então: 15 pontos, dois a mais que o São Paulo, quinto colocado. O Tricolor, aliás, só perdeu um jogo, mesmo número do Alviverde, do Galo e do Corinthians, além do Internacional, que fecha a rodada na noite desta segunda-feira.

Convicto de briga do São Paulo por título do Brasileirão, Rogério Ceni monitora mercado para cobrir saídas

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Por isso, é possível apontar que o Brasileirão seguirá bastante parelho. Segundo Rodrigo Mattos, colunista do UOL, a pontuação do Palmeiras, passados oito jogos, é comparável apenas aos 15 pontos do Criciúma em 2004 enquanto pontuação baixa. Na Era dos pontos corridos, todos os demais líderes tinham mais pontos neste momento da competição.

Para Mattos, a pontuação baixa e o recorte de que o Flamengo, oitavo colocado, também está a dois pontos do líder, mostram como há equilíbrio e nenhum time de real destaque até aqui. A distância do Palmeiras para o América Mineiro, 10º lugar, é de quatro pontos até aqui.

Ele afirma ainda que historicamente, na oitava rodada, para um time se manter vivo na briga pelo título precisa ter no máximo seis pontos para seguir vivo na briga pelo título. O que quer dizer que quem estava a uma diferença maior que esta, passados oito jogos, jamais reverteu essa desvantagem. Por isso, o São Paulo está vivo na briga pelo título.

São Paulo tem sequência importante, com duelos diretos na parte de cima do Brasileirão

Nos próximos seis jogos antes da disputa das oitavas de final da Copa Sul-Americana, o São Paulo tem quatro adversários que estão abaixo dele na tabela e dois confrontos diretos, olhando o recorte atual da tabela do Brasileirão.

Os dois próximos compromissos serão no Sul do país contra Avaí (12º lugar) na Ressacada e Coritiba (4º lugar e à frente do Tricolor) no Couto Pereira. Em seguida, o Tricolor vai enfrentar o América Mineiro (10º lugar) no Morumbi, o Botafogo (7º lugar e um ponto atrás) no Nilton Santos, o Palmeiras (atual líder) e o Juventude (17º lugar), ambos no Morumbi.