nação tricolor

Encerramento do Brasileirão será prorrogado para depois do previsto pela segunda temporada consecutiva, diz jornalista

Clubes da Série A se reúnem e querem organizar Brasileirão a partir de 2022. São Paulo está em grupo mais "forte" da queda de braço. (Foto: Twitter da CBF)
Clubes da Série A se reúnem e querem organizar Brasileirão a partir de 2022. São Paulo está em grupo mais "forte" da queda de braço. (Foto: Twitter da CBF)

Os jogos adiados por conta de Data FIFA em setembro e, agora, em outubro, por conta de convocações por parte da Seleção Brasileira vão impactar diretamente no calendário do futebol nacional. De acordo com o jornalista Martín Fernandez, do Grupo Globo, o Brasileirão será esticado para data posterior à definida inicialmente, em 5 de dezembro.

São Paulo é procurado por atacante insatisfeito para rescisão contratual

Ou seja, pela segunda temporada consecutiva, a temporada do Brasileirão vai “invadir” o calendário que seria o de férias. Além dos meses citados, é possível que a medida também seja adotada para o mês de novembro, no qual também haverá jogos da Data FIFA para Eliminatórias em todo o mundo para o Mundial do Qatar.

Governador de São Paulo divulga cronograma, e Estado terá 100% de público em jogos ainda em 2021

A CBF anunciou que vai adiar os jogos de times que tiveram jogadores convocados. O São Paulo, pelo menos no que se refere à Seleção Brasileira, não teve atletas convocados. Mas Arboleda, por exemplo, é zagueiro titular da Seleção do Equador.

Além disso, pesa na decisão da CBF, responsável também pelo Brasileirão, o fato de o Mundial de Clubes ter sido adiado para 2022. Isso porque o Japão desistiu da candidatura por conta da pandemia do novo coronavírus.

Brasileirão invadiu ano de 2021 por conta de pandemia

Vale lembrar que a pandemia do Covid-19 já fez o calendário do Brasileirão 2020 invadir o ano de 2021. Como o campeonato começou no mês de agosto (três meses depois do previsto inicialmente), a CBF decidiu por esticá-lo até o mês de fevereiro – assim como ocorreu com a Copa do Brasil, a Libertadores e a Sul-Americana (as duas últimas por decisão da Conmebol).