nação tricolor

Corinthians lidera movimento, e CBF faz nova alteração que afeta todos os clubes do Brasileirão

CBF anuncia, e Brasileirão terá novamente mudança em regra dos técnicos. (Foto: CBF)
CBF anuncia, e Brasileirão terá novamente mudança em regra dos técnicos. (Foto: CBF)

O Campeonato Brasileiro de 2022 terá uma mudança importante que afeta diretamente os clubes e os técnicos. A partir de ideia levantada pelo Corinthians, os clubes da Série A decidiram derrubar a restrição de demissão de técnicos no regulamento do Brasileirão 2022, durante o Conselho Técnico dos clubes, realizado na tarde de hoje (02) por videoconferência.

Em tentativa de renovação, São Paulo recebe ofertas por meia-atacante e trava negociações

“O time da sono”, Arnaldo Ribeiro desabafa e critica time e comissão do São Paulo

Informação divulgada pelo jornalista Rodrigo Mattos e confirmada pelo Nação Tricolor mostra que o Corinthians defendeu a ideia porque entendia que ela não tinha efeito prático algum e que era uma medida paliativa. Ou seja, os clubes demitiam os técnicos, mas diziam que havia sido uma saída de comum acordo, sem, portanto, entrar na regra.

Copa do Brasil tem tabela da 1ª rodada definida, com jogo do São Paulo no final de fevereiro

Em março do ano passado, os clubes estabeleceram a regra de que cada um dos 20 clubes iniciaria a competição com um técnico inscrito. E que, em caso de demisão do treinador, só poderia inscrever mais um. Se, porventura, o clube demiti-lo também, um profissional substituto será colocado no lugar, desde que esteja trabalhando lá há pelo menos seis meses.

Em contrapartida, se um técnico decidir por sair do clube, será possível contratar outro sem entrar nesta contagem. O mesmo vale para o treinador, que pode sair para assumir outro time uma vez no Brasileirão.

Mas, como exemplificado, os times que optavam por encurtar o trabalho e demitir o técnico diziam que a saída havia sido em comum acordo. Vários técnicos demitidos na Série B do Brasileirão, competição para a qual a regra também era válida, disseram que não havia nada de concordância. Cruzeiro e Vitória foram dois clubes que seriam processados por isso, inclusive.

São Paulo se enquadraria na regra nos últimos dois anos no Brasileirão

Na temporada 2020, o São Paulo só fez uma troca de técnico durante o Brasileirão. Saiu Fernando Diniz, demitido pelo Tricolor, para a entrada do auxiliar Marcos Vizolli. Hernán Crespo chegou para treinar o Tricolor na temporada 2021.

Mas, no ano passado, o argentino só permaneceu no São Paulo até outubro. Portanto, saiu do Tricolor durante o Brasileirão para a chegada de Rogério Ceni.