Em uma vida inteira praticamente dedicada ao São Paulo, Muricy Ramalho conquistou o carinho do torcedor e se tornou mais do que ídolo: uma bandeira do clube. Nesta terça-feira, ele completa 66 anos, uma data circulada no calendário da Nação Tricolor.
Você conhece o canal do Nação Tricolor no YouTube? Clique e se inscreva!
São Paulo mantém diálogo intenso para manter Benítez na próxima temporada
Muricy começou a carreira no São Paulo, revelado na categoria de base do clube. Talentoso meia-atacante e ponta de lança (atual segundo atacante), Mujica foi campeão paulista de 1975 e esteve no elenco campeão brasileiro de 1977, embora tenha sofrido uma grave lesão no joelho que o impossibilitou de seguir atuando em alto nível.
Fim de carreira como jogador e início como técnico
Tanto que foi autar no México, dois anos depois, e encerrou ali sua carreira. No Puebla, onde pendurou as chuteiras, começou a carreira de técnico em 1993. Neste mesmo ano, Muricy voltou ao São Paulo para treinar o infantil e os juniores até se tornar auxiliar técnico de Telê Santana, tido pelo próprio Muricy como um grande mestre.
Transição e preparação até voltar ao São Paulo na conquista do tri brasileiro
Como não se sentia pronto para assumir o time principal logo quando Telê ficou doente, Muricy rodou o mundo. Foi para a China, passou pelo Interior de São Paulo, Nordeste (onde foi campeão pelo Náutico), Sul do País (onde treinou o Internacional e foi vice-campeão brasileiro em 2005) até retornar ao Tricolor e ser o cara do tricampeonato brasileiro histórico.
Em 2013, Muricy voltou ao São Paulo quatro anos depois de deixar o clube pela terceira vez entre os tempos de jogador e de técnico. A missão, porém, não era a de tornar o time campeão. Mas a de evitar um inédito rebaixamento no Brasileirão. Com muita luta e empenho, o time se salvou.
Em 2014, o São Paulo foi vice-campeão brasileiro, com o time histórico com Kaká, Luís Fabiano, Rogério Ceni e cia. No ano seguinte, Muricy deixou o Tricolor uma vez mais. Em sua penúltima experiência como treinador.
Em 2015, depois de sair do Flamengo, o Mujica deixou a função de técnico por problemas de saúde. E esteve na função de comentarista esportivo até ser convidado a retornar ao São Paulo, neste ano, na gestão de Julio Casares, para ser coordenador técnico do clube. Na função, foi campeão paulista e emocionou toda a Nação Tricolor com seu choro após a conquista sobre o Palmeiras.
Muricy Ramalho explica porquê chorou após título do São Paulo e afirma: “É só o começo”
Muricy Ramalho: Uma vida dedicada ao São Paulo
Jogos disputados pelo São Paulo: 185
Jogos no comando do São Paulo: 474
Jogos como coordenador técnico do São Paulo: 78
Total de partidas presentes: 737
Gols marcados no São Paulo: 28
Títulos conquistados no São Paulo: Campeão Paulista de 1975 e Campeão Brasileiro de 1977 (sem jogar). Como treinador: Campeão da Copa Conmebol de 1994, da Copa Master Conmebol de 1996 e Tricampeão Brasileiro (2006, 2007 e 2008). Como coordenador: Campeão Paulista de 2021.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.