nação tricolor

Debate sobre Brasileirão avança na questão financeira e clubes falam em igualdade

Libra, a liga que pode substituir o Brasileirão, pode ter projeto avançando na questão financeira, com São Paulo em 3º. (Foto: Twitter da CBF)
Libra, a liga que pode substituir o Brasileirão, pode ter projeto avançando na questão financeira, com São Paulo em 3º. (Foto: Twitter da CBF)

Os clubes da Série A do Brasileirão se reuniram, depois de mais de meio ano, para debater como a Liga do Brasileirão será estruturada. A indefinição em relação a quem vai comandar a CBF, depois do afastamento definitivo do presidente Rogério Caboclo, e sobre a eleição na entidade permitiu um fortalecimento do grupo.

São Paulo segue atrás de investidor e reforços, diz Muricy Ramalho

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

O encontro entre os dirigentes e presidentes de clubes ocorreu na própria sede da CBF. A disputa entre times grandes e o grupo Forte Futebol foi tema do debate e houve avanços na união dos clubes, de acordo com o jornalista Rodrigo Mattos. Há otimismo inclusive para que a Liga seja estruturada até o final do ano.

Dez anos! Artilheiro do Brasileirão pelo São Paulo, Luciano conquista marca histórica na carreira

Neste meio tempo sem encontros presenciais da Liga, vários momentos foram organizados por equipes diversas. O Flamengo e os cinco clubes paulistas da elite do Brasileirão, entre eles o São Paulo, assinaram com a empresa Codajas e o BTG para desenvolver a Liga. Outros seis clubes participaram.

Por outro lado, o movimento “Forte Futebol”, formado por 10 clubes, quer diminuir a desigualdade da divisão do dinheiro de TV do Brasileirão. E neste sentido houve avanço. Um dos responsáveis por afrouxar a corda foi o presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves. Para ele, com divisão mais igualitária, os clubes grandes terão receita maior.

“Sim, a melhoria do futebol vai passar por isso (concessão). A gente entende que um momento você vai precisar ceder. Para que o bolo cresça e todos ganhem mais. Com o futebol mais bem organizado, o bolo vai crescer. Corinthians sempre foi a favor de uma divisão mais igualitária. É lógico que o Corinthians vai ter uma receita maior. Ninguém espera igual. Todos vão ter uma melhora, independente do que vai ser mais para um, mais para ele”, disse o presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, em entrevista na sede da CBF.

Liga do Brasileirão pode ter avanço significativo na semana que vem

O Brasileirão versão 2.0. começa a tomar forma a partir da deliberação dos 40 clubes que integram as Séries A e B e a reunião com o presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas. O encontro está marcado para acontecer no próximo dia 15 de março, na sede da XP Investimentos e da Alvarez & Marsal, a fim de formalizar a proposta de compra de porcentual da nova Liga de Futebol brasileira.

De acordo com apuração do jornalista Paulo Vinicius Coelho, a criação da Liga do Brasileirão está mais próxima do que em outros momentos. Porém, não há, segundo ele, união entre os clubes.