nação tricolor

São Paulo mudou estratégia para ganhar mais com patrocínio em 2021

Camisa do São Paulo valorizou seis vezes em 2021. (Foto: Twitter do São Paulo)
Camisa do São Paulo valorizou seis vezes em 2021. (Foto: Twitter do São Paulo)

O uniforme do São Paulo se valorizou em mais de seis vezes no ano passado, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. O clube focou bastante em estratégias de marketing para modificar a abordagem no mercado em busca de marcar dispostas a se vincularem à marca.

Tricolor completa 92 anos de história e Muricy Ramalho publica vídeo emocionante, com homenagem à torcida

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no futebol? Clique aqui e saiba mais

Segundo o diretor de Marketing do São Paulo, Eduardo Toni, o clube estava defasado na questão dos valores pagos por propriedades do uniforme. Neste caso, o Tricolor fez uma análise de mercado para reorganizar os valores e assim ganhar o que de fato valia.

Em entrevista ao portal Máquina do Esporte, Toni afirmou que era preciso buscar a valorização do clube, que estava com problemas de receber o que a marca São Paulo deveria. Ele explicou como o Tricolor mensura o preço da camisa.

“Você tem algumas características que pode levar em consideração. Primeiro você tem dados mensuráveis, você sabe o retorno de exposição que a marca tem, o alcance que as ações nas redes sociais dão. Segundo tem uma análise de mercado. Às vezes você tem uma propriedade que vale bastante, mas o mercado efetivamente, por uma questão de recessão, de cenário econômico, não está pagando. Então você também analisa o que o mercado. A gente percebeu no São Paulo que estávamos aquém nos dois aspectos. O mercado estava pagando mais para os outros clubes e o retorno que a gente dava para os nossos patrocinadores eram muito maiores. A gente tem de buscar sempre o equilíbrio. Um exemplo é que a gente tinha um patrocinador na manga da camisa que foi para o calção que teve um aumento no valor que ele pagava”, explicou Eduardo Toni em entrevista ao Máquina do Esporte.

Diretor do São Paulo disse que estratégia funcionu

De acordo com Eduardo Toni, a estratégia utilizada pelo São Paulo neste ano que passou foi acertada. A marca citada por ele mudou de lugar no uniforme e aumentou o valor pago pela exposição.

“Esse exemplo mostra claramente que havia uma defasagem. O patrocinador estava contente com o resultado, queria continuar no clube, mas não conseguia pagar o que a gente entendia ser justo por essa propriedade. Ele acabou indo para uma outra propriedade obviamente com menor exposição e consequentemente de menor valor de investimento, mas quis continuar no São Paulo. E ele ficou pagando mais do que pagava pela manga. Isso mostra que havia um acerto da nossa estratégia de que as propriedades estavam aquém do que valiam”, disse Eduardo Toni.