nação tricolor

Conheça time-base do São Paulo treinado por Rogério Ceni para início do Paulistão

Rogério Ceni trabalha para montar time ideal do São Paulo no início da temporada. (Foto: Twitter do São Paulo)
Rogério Ceni trabalha para montar time ideal do São Paulo no início da temporada. (Foto: Twitter do São Paulo)

O técnico do São Paulo, Rogério Ceni, deu um discurso muito franco no final da temporada passada: precisaria de reforços para brigar por coisas relevantes para ficar. Após ter garantias de que permaneceria, o M1TO começou o planejamento para 2022 e pretende deixar para traz de vez o fantasma que rondou o Tricolor no final do Brasileirão, na briga contra o rebaixamento.

Em jogo interminável, São Paulo vira para cima do Cruzeiro e tenta evitar fim da piada na Copinha: Choque-Rei na semifinal

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no futebol? Clique aqui e saiba mais

No início da temporada cada vez mais próximo, o São Paulo tem cinco novos nomes. E todos eles possuem um dos atributos mais atacados pelo técnico na temporada passada. Rogério entendia que o Tricolor tinha um grupo calado.

São Paulo vê elenco fechado a um dia do fechamento de prazo no Paulistão

“É um time mais calado, jovens calados, mais velhos que não têm como característica serem jogadores eloquentes. Um time quieto. Estamos tentando desenvolver isso nos jogadores, que falem antes e durante a partida. Quanto mais cantado o jogo for, menos energia você gasta e mais bem posicionado está. É um time calado”, disse Rogério Ceni em entrevista coletiva no final do Brasileirão.

Para isso, o São Paulo focou na contratação de jogadores com perfil de liderança. Contratou Rafinha, Alisson, Patrick, Nikão e Jandrei. Com exceção ao goleiro e ao meia-atacante que veio do Grêmio, os demais chegam com status de titular para agregar não só experiência mas hierarquia, no sentido de liderança.

Falta o jogador de velocidade e de drible para o lado de campo? Sim. Este problema não foi solucionado com contratação, embora o São Paulo tenha buscado nomes como Douglas Costa e Soteldo. Porém, por enquanto, este problema seguirá existindo no clube.

Mas qual o time-base do São Paulo para 2022?

A partir das escolhas de Rogério Ceni e da apuração do Nação Tricolor com base nos últimos treinamentos feitos pelo treinador, espera-se um time-base próximo do seguinte:

Tiago Volpi; Rafinha, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Luan, Patrick, Gabriel Sara e Nikão; Luciano e Calleri (Rigoni). Não se sabe ainda se Luciano terá condições de iniciar a temporada por conta de uma lesão na panturrilha, mas sabe-se que a liderança exercida por ele é vista com bons olhos por Ceni.