nação tricolor

“Tem que ser titular”: São Paulo encontra ‘talismã’ que justifica virada de chave na defesa

Arboleda e Beraldo colocaram um cadeado na defesa do São Paulo em 2023. (Foto: Twitter do São Paulo)
Arboleda e Beraldo colocaram um cadeado na defesa do São Paulo em 2023. (Foto: Twitter do São Paulo)

A volta de Dorival Junior foi o ‘start’ para a mudança de chave de um São Paulo que pode até não estar jogando bem, mas que se consolidou na defesa nos últimos jogos da temporada. Basta ver que o time não sofreu gol em seis dos últimos sete jogos.

“Se trombar na balada, é cacete e pau”: Presidente da Independente defende Rogério Ceni e quer ‘acabar com paneleiros’ do elenco

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

É verdade que este recorte considera aquele fatídico jogo em que o Tricolor mandou as quartas de final contra o Água Santa, no Allianz Parque, na eliminação do Paulistão. Eliminação nos pênaltis depois de um empate sem gols.

O fato é que diante do Netuno (pelo Paulistão), do Tigre (pela Copa Sul-Americana), do Ituano (duas vezes pela Copa do Brasil), do Academia Puerto Cabello (pela Copa Sul-Americana) e do América Mineiro (pelo Brasileirão) o time não foi vazado. A exceção foi diante do Botafogo, na estreia do Brasileirão, em que o time sofreu dois gols, ambos em bolas aéreas.

Dupla de zaga do São Paulo se consolidou

Além de Rafael estar fechando o gol nos últimos jogos e não ter dado brecha para os companheiros de posição (Jandrei e Felipe Alves), há um fato que pesa neste retrospecto elogiável da defesa. Ao fixar Arboleda e Beraldo como dupla em quatro dos últimos cinco jogos, o Tricolor passou ileso.

Aliás, quando entraram em campo juntos na zaga, Arboleda e Beraldo detêm um histórico impressionante: nenhum gol sofrido e consequentemente nenhuma derrota em seis jogos: dois empates e quatro vitórias, segundo dados do SofaScore. Solidez interessante que mescla um jogador mais vigoroso fisicamente como o equatoriano e outro mais técnico como o jovem de Cotia.