nação tricolor

Com classificação na Sul-Americana, veja quem São Paulo pode enfrentar nas oitavas de final

Rodrigo Nestor é baixa para jogo do São Paulo para Brasileirão. (Foto: Twitter da Copa Sul-Americana)
Rodrigo Nestor é baixa para jogo do São Paulo para Brasileirão. (Foto: Twitter da Copa Sul-Americana)

A semana de definições na duas competições da Conmebol vai apresentar ao São Paulo o seu futuro adversário na Copa Sul-Americana, a partir da fase de oitavas de final. Com 13 pontos conquistados em cinco jogos, o Tricolor vai encerrar, na quarta-feira, a sua participação na fase de grupos, com boa possibilidade de fechá-la como o melhor entre os primeiros, o que garantiria o mando de campo até a semifinal do torneio.

São Paulo renova esperanças de ótima venda de Antony, após negociação de ex-técnico na Europa

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

A final, como se sabe, será disputada em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. Campeão da Sul-Americana em 2012, o São Paulo quer o bicampeonato. E para isso vai estar de olhos abertos também nas definições dos grupos da Copa Libertadores. Isso porque virá de lá o adversário do Tricolor.

O regulamento da Copa Sul-Americana prevê que apenas o primeiro colocado de cada grupo avançará à próxima fase. E os terceiros colocados da Copa Libertadores serão os seus respectivos adversários nas oitavas de final. Assim como foi no ano passado, a Conmebol não estabeleceu travas para o sorteio, que será realizado na sexta-feira (27). Por isso, o São Paulo poderá enfrentar rivais brasileiros.

Na Sula, apenas o São Paulo está classificado para a próxima fase. Os sete grupos restantes ainda têm indefinições. Times brasileiros como Santos, Internacional e Ceará lideram as suas chaves e controlam seus respectivos futuros. O Cuiabá já está eliminado enquanto que o Fluminense tem uma situação praticamente irreversível.

São Paulo pode pegar brasileiro no mata-mata da Sul-Americana

Já na Copa Libertadores, ainda há indefinições quanto aos terceiros colocados. No grupo A, Deportivo Tachira e Emelec brigam pela segunda vaga direta ao mata-mata. Quem sobrar será terceiro. No grupo B, todos têm chances de acabar em terceiro, mas por enquanto é o The Strongest. No grupo C, pode pintar time brasileiro. Red Bull Bragantino, Vélez Sarsfield e Nacional-URU brigam pela segunda vaga e consequentemente pelo terceiro lugar.

Na chave D, o América Mineiro briga diretamente com o Independiente del Valle, que por sua vez joga pela segunda vaga no grupo contra o Deportes Tolima. Um dos três estará na Sul-Americana. Na chave E, todos os times têm chance de ir para a Sula. Mas a briga de fato está entre Deportivo Cali, Corinthians e Boca Juniors. No grupo F, a briga está entre Colo-Colo x Fortaleza em duelo direto pela vaga no mata-mata da Libertadores, quem perder estará na Sula – o time cearense joga pelo empate.

No grupo G, a briga está entre Cerro Porteño, Olimpia e Peñarol (que está em situação mais desfavorável). A probabilidade é de que a vaga fique com um dos paraguaios. E no grupo H, a briga está entre Católica (que jogará em casa contra o Talleres e tem a preferência) e Sporting Cristal.

Possíveis rivais do São Paulo no mata-mata da Sul-Americana

Grupo A: Deportivo Tachira ou Emelec
Grupo B: Libertad, Athletico Paranaense, The Strongest ou Caracas
Grupo C: Red Bull Bragantino, Vélez Sarsfield ou Nacional-URU
Grupo D: Deportes Tolima, Independiente del Valle ou América Mineiro
Grupo E: Deportivo Cali, Corinthians, Boca Juniors ou Always Ready
Grupo F: Fortaleza ou Colo-Colo
Grupo G: Cerro Porteño, Olimpia ou Peñarol
Grupo H: Universidad Católica ou Sporting Cristal