nação tricolor

“São Paulo vai priorizar Paulistão em relação à Libertadores”, diz comentarista

Pablo marca, e São Paulo bate Palmeiras no Allianz Parque, antes da estreia na Copa Libertadores. (Foto: Twitter do São Paulo)

Às vésperas de estrear na Copa Conmebol Libertadores contra o Sporting Cristal, no Peru, o torcedor do São Paulo pode conviver com uma realidade inédita. Ter um campeonato priorizado em relação à competição sul-americana. Pelo menos é o que diz o comentarista do UOL Esporte, Arnaldo Ribeiro.

De acordo com Arnaldo, o São Paulo é o time grande que mais precisa de títulos entre os quatro grandes. O fato de ter a melhor campanha neste momento e a busca por ser o mandante no mata-mata em um cenário de maratona pode ser determinante. Ou seja, a ideia é buscar o campeonato mais curto e mais acessível: o Paulistão.

“Dos times de São Paulo, do Paulistinha, é o único que precisa desesperadamente de um título. E dessa vez, nesse calendário estranho, as finais do campeonato, vão estar interligadas às partidas da fase de grupos da Libertadores. Mas não na mesma semana. Com intervalo de 48 horas. Então, quando estiver jogando o mata-mata do Paulistinha, o São Paulo terá jogos da fase de grupos da Libertadores dois dias antes ou dois dias depois. Encavalado mesmo”, explica Arnaldo Ribeiro, comentarista do UOL, durante a gravação do podcast Posse de Bola desta segunda (19).

De acordo com Arnaldo Ribeiro, o São Paulo que entrou em campo contra o Guarani, em formação alternativa, pode ser utilizado mais vezes. Inclusive em jogos da fase de grupos da Libertadores.

“É possível que, em algumas vezes, o São Paulo utilize o time reserva ou misto na Libertadores. E não no Paulistinha, dependendo da semana”, disse Arnaldo.

Para ele, a convicção é de que o título do Paulista é uma questão vital para a continuidade da temporada. Arnaldo explica.

“Os argentinos jogam a Libertadores da seguinte forma: fase de grupos é uma etapa. O que importa é classificar. Em segundo, melhor campanha. Dane-se. River Plate e Boca Juniors jogam assim sempre. Dane-se o primeiro lugar do grupo. Dane-se a melhor campanha. O que importa é passar. E é assim que o Crespo está analisando o calendário atual do São Paulo”, concluiu.