nação tricolor

São Paulo na TV: Globo muda posição sobre Lei do Mandante e Tricolor terá estreia no BR transmitida

São Paulo derrotou o Athletico Paranaense na Arena da Baixada, no Morumbi, no jogo do primeiro turno do Brasileirão 2021: 2 a 1. (Foto: Twitter do São Paulo)
São Paulo derrotou o Athletico Paranaense na Arena da Baixada, no Morumbi, no jogo do primeiro turno do Brasileirão 2021: 2 a 1. (Foto: Twitter do São Paulo)

O Grupo Globo mudou a posição que tinha em relação à Lei do Mandante e, desta forma, vai exercer o direito que tem perante à lei para transmitir o jogo do São Paulo no próximo domingo. A emissora tem os direitos de transmissão dos jogos do Tricolor nas três mídias: TV aberta, fechada e Pay-Per-View. Por isso, fez questão de mudar o jogo para as 19 horas (antes estava marcado para as 18 horas) para transmitir no SporTV e no Premiere.

São Paulo vai vender? Botafogo segue interessado em Igor Gomes e apresenta proposta MILIONÁRIA

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, esta medida configura uma mudança de posição, já que antes disso não havia colocado em prática este direito – até por ter a maioria dos times do Brasileirão sob contrato.

São Paulo tem grande baixa para sequência da temporada e fecha preparação para Sula

Inclusive anteriormente foi até à Justiça para evitar que o Athletico Paranaense fizesse valer a Lei para suas transmissões em Pay-Per-View – mídia para a qual não negociou seus direitos de transmissão. O Grupo Globo não tem contrato com o Furacão nem na TV fechada nem no Premiere.

A Lei do Mandante foi aprovada no Congresso e deu os direitos de transmissão para o time dono da casa. Ou seja, não era mais necessário ter contratos com as duas equipes para transmitir os jogos. A Globo, no entanto, foi contra a medida enquanto o texto era válido apenas através de Medida Provisória. Em seguida, fez questão de fazer valer a legislação apenas para contratos futuros – a partir de 2025.

Jogo do São Paulo será primeiro de um padrão do Grupo Globo

O São Paulo teve o horário de seu jogo alterado e este deverá ser o padrão do Grupo Globo na temporada. Como os times que tinham contrato com a WarnerMedia tiveram os vínculos rompidos, a tendência é de que que a empresa faça valer a Lei do Mandante em outros jogos nos quais o Athletico tenha confronto com os times que estão sobre contrato.

O caso do Palmeiras é outro ponto. Há times que romperam contratos com a WarnerMedia e fizeram um novo contrato com o Grupo Globo para a TV fechada, no caso o SporTV.