nação tricolor

Rivais do São Paulo foram contra! Conmebol analisa declarar Tricolor campeão da Sul-Americana

São Paulo
São Paulo

A Conmebol formou o comitê para declarar o São Paulo campeão da Copa Sul-Americana! Não, calma. Não é a edição de 2022 que está em jogo: a decisão da temporada está marcada para ocorrer no próximo dia 1º de outubro.

São Paulo perde titular absoluto para sequência da temporada e preocupação de Rogério Ceni aumenta

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

A Confederação analisa, na verdade, a unificação dos títulos da já extinta Copa Conmebol como versão da Sula. O antigo torneio foi disputado nos anos 90. A Conmebol realizou ontem (12) uma reunião virtual com os 16 times integrantes das oitavas de final da Libertadores e houve uma sinalização de aprovar o pleito por maioria de votos.

Por outro lado, as confederações nacionais pediram um prazo maior para avaliar este pedido de unificação. Na prática, os times que foram campeões da Copa Conmebol teriam um aumento na pontuação da Conmebol para o ranking de clubes.

Rivais do São Paulo votaram contra o pleito

O Atlético Mineiro é o time que encabeça a questão da unificação. Como o comitê foi formado pelos 16 clubes que se classificaram às oitavas de final da Libertadores deste ano, 10 times votaram sim: Atlético-MG, Vélez Sarsfield, River Plate, Talleres, Colón, Boca Juniors, Athletico-PR, Libertad, Fortaleza e Estudiantes.

Outros três foram contra. Não à toa, dois rivais da capital (Corinthians e Palmeiras) e o Flamengo foram contra – porque o São Paulo estava no jogo. E outros três times se abstiveram de votar: Emelec, Cerro Porteño e Tolima.

Por isso, a decisão a respeito da unificação dos títulos da Copa Conmebol em Copa Sul-Americana só deve ser conhecida em nova reunião do conselho executivo sem data marcada. O São Paulo foi campeão da Copa Conmebol em 1994 e seria, portanto, bicampeão da Sula em caso de aprovação do pedido.