nação tricolor

No Sub-20 do São Paulo, Alex altera formação tática para alinhar ao estilo de Crespo

Alex alterou formação tática do time sub-20 para atender à demanda do time principal no São Paulo. (Foto: Twitter do São Paulo)

No último domingo, o São Paulo derrotou o Vasco por 1 a 0 em mais uma rodada do Brasileirão Sub-20. E a vitória Tricolor contou com uma novidade do técnico Alex: a mudança de esquema tático do 4-3-3 para o 3-4-3. A alteração tática tem um propósito bem definido: atender à demanda do time profissional.

Libertadores: Seis motivos para acreditar que São Paulo vai avançar na competição

Para o técnico do São Paulo Sub-20, Alex, a mudança se encaixou ao que ele planejava antes do jogo e os jogadores têm atendido a tudo que ele pede nos treinamentos. O trio de zaga é utilizado por Hernán Crespo desde que ele chegou ao clube.

Libertadores: São Paulo tenta avançar às quartas de final contra Racing na Argentina

“Se encaixou dentro do que eu imaginava. Queríamos ganhar espaço contra o Vasco e isso aconteceu algumas vezes. Sempre digo para os atletas que o jogo é feito pelo jogador. Se ele tem coragem para fazer, ele faz. A molecada está interpretando de uma maneira legal tudo que pedimos”, explicou Alex ao site oficial do São Paulo.

Alex explicou ainda que a escalação de um trio de zagueiros (Beraldo, autor do gol da vitória, Thiagão e Luizão) serviu não só para dar uma variação tática ao time mas também para melhorar a transição dos atletas. Ou seja, caso Crespo solicite que um deles seja agregado ao time principal, eles estarão taticamente adaptados.

“É uma maneira deles entenderem mais rápido como o time principal joga. Se o Crespo quiser alguém daqui (do time Sub-20), pode utilizar e eles chegarão mais preparados. A ideia de três zagueiros com os laterais sendo mais alas é um aprendizado para eles irem pegando mais as novas ideias”, disse Alex.

Marquinhos, que subiu para time profissional do São Paulo, pode ser titular contra Racing nesta noite

Um dos últimos jogadores a subirem do Sub-20 para o time principal foi Marquinhos, atacante de 18 anos. Ontem, antes da viagem à Argentina, o jovem treinou entre os titulares e pode ser uma das novidades no duelo contra o Racing de Avellaneda pela Copa Libertadores.

O jogador atuou nos últimos três jogos do São Paulo na temporada, sempre saindo do banco de reservas e pode estrear como titular justamente nas oitavas de final da competição sul-americana.