nação tricolor
São Paulo será cabeça de chave na Copa Sul-Americana. (Foto: Conmebol)

Conmebol divulga ranking, e São Paulo será cabeça de chave da Copa Sul-Americana

A Conmebol divulgou, em seu site oficial, a atualização do ranking de clubes para o ano de 2021, com o resultado das campanhas na atual temporada. A lista tem importância por ser utilizada como base para definir os potes de sorteios das competições por ela organizadas: Copa Libertadores e Copa Sul-Americana. O São Paulo, em 2022, disputará o segundo torneio mais importante do continente.

CBF divulga ranking e São Paulo aparece em posição SURPREENDENTE na temporada

Você conhece o canal do Nação Tricolor no YouTube? Clique e se inscreva!

Quem lidera o ranking da Conmebol é o River Plate, com 10.275,2 pontos, quase 2 mil pontos a mais que o segundo colocado, o Palmeiras, com 8.503,1 pontos. Fecham o top-5 o Boca Juniors (8.272,8 pontos), Flamengo (com 6.666,4 pontos) e Grêmio (com 6.571,9 pontos).

São Paulo é terceiro melhor time entre times que disputarão Sul-Americana e será cabeça de chave no sorteio

O ranking da Conmebol baseia os potes que são utilizados para sorteio dos grupos da Libertadores e da Copa Sul-Americana. Neste caso, leva-se em consideração a ordem da lista e os times que estão classificados para as competições.

Os sorteios da fase de grupos das duas competições só vão acontecer em março do ano que vem, quando os times das fases preliminares tiverem sido definidos. Mas, de acordo com o ranking, o São Paulo será um dos cabeças de chave da Sula.

River Plate, Palmeiras, Boca Juniors, Flamengo, Nacional, Peñarol, Atlético Nacional, Atlético Mineiro e Athletico Paranaense estão na Copa Libertadores. O primeiro time do ranking que está na Copa Sul-Americana é o 8º colocado, Santos, com 4.517,4 pontos. Na sequência, o 10º colocado, Independiente de Avellaneda, com 4.295,1. Em seguida, aparece o São Paulo, em 13º com 4.038,5 pontos.

São Paulo aparece em 13º lugar no ranking da Conmebol e será cabeça de chave da Copa Sul-Americana. (Foto: Reprodução/Conmebol)

Como funciona este confuso ranking da Conmebol

De acordo com a Conmebol, o ranking é formado pelo desempenho dos clubes nos últimos dez anos nas competições organizadas por ela (no caso Libertadores e Sul-Americana), pelo coeficiente histórico de participações na história das duas competições da entidade e pelo item torneio local, que dá pontos para campeões nacionais.

A partir daí temos a soma dos pontos totais e os pontos “conquistados” na Libertadores e na Copa Sul-Americana. O São Paulo se manteve no 13º lugar, depois de ter chegado entre os oito melhores da Libertadores em 2021.