O São Paulo fechou ontem sua participação na fase de classificação do Paulistão 2022, com vitória por 2 a 1 contra o Botafogo de Ribeirão Preto. com só um resultado em mente: a vitória. Agora, o Tricolor seca o Corinthians para ter a possibilidade de receber o rival, numa hipotética semifinal entre os times.
Luciano desencanta no São Paulo e elogia torcida antes do mata-mata
Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo
O cenário é feito sempre em tese. Porque, por exemplo, o Santos não chegou à fase de quartas de final. Então, o prognóstico leva em consideração as classificações de Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Red Bull Bragantino, os favoritos a avançar porque são mais fortes e têm a preferência do mando.
Para o Corinthians, por exemplo, não vencer hoje significaria ter que secar o São Paulo nas quartas de final. Torcer, por exemplo, para que o Tricolor não vença o São Bernardo. Isso porque os pontos da fase de classificação são somados aos pontos do mata-mata. E isso é somado até a final.
Se o Palmeiras for até a decisão, a finalíssima seria no Allianz Parque porque o Alviverde já não pode ser alcançado por nenhum time pela ótima primeira fase que fez.
O Corinthians tem 20 pontos, mas saldo melhor que o do São Paulo, que tem 23 pontos. O que significa que, se vencer, estará com a segunda melhor campanha do torneio. Bastaria vencer o Guarani para manter este posto, independentemente do que o São Paulo faça diante do Bernô.
São Paulo poderia ter outro rival se Corinthians não vencer
Além disso, o Corinthians poderia ter um cenário ainda pior se não vencer seu jogo em Novo Horizonte. Um empate com o Novorizontino, por exemplo, poderia permitir ao Alvinegro ser o quarto time na classificação geral.
Além do jogo do Corinthians, o Red Bull Bragantino enfrentará o Palmeiras, no Nabi Abi Chedid no mesmo horário. Se o Red Bull vencer e o Corinthians, não, o time de Bragança Paulista chegaria a 22 pontos e superaria o Timão. Neste caso, a semifinal poderia ser novamente o Derby contra o Palmeiras, como foi em 2021, mas no Allianz Parque. E o São Paulo enfrentaria, em tese, o Massa Bruta, em casa, na semi.
Ou seja, por mais que seja um jogo “para cumprir tabela”, a vitória é fundamental para o Alvinegro não se complicar e ter de disputar um clássico fora de casa. Até porque o time ainda não venceu clássicos em 2022. Foram três derrotas até aqui. Já para o Tricolor, se o Novorizontino ao menos empatar, haveria mais uma semifinal em casa para disputar. O São Paulo venceu dois clássicos e perdeu um neste ano.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.