nação tricolor

São Paulo: Joia de Cotia desbanca Vitor Roque em lista de jovens ‘prontos’ para a Europa

Volante do São Paulo aparece à frente de Vitor Roque em levantamento. (Alexandre Schneider/Getty Images South America)
Volante do São Paulo aparece à frente de Vitor Roque em levantamento. (Alexandre Schneider/Getty Images South America)

Historicamente o São Paulo é conhecido como um dos clubes brasileiros que mais investe e revela talentos para o futebol mundial. Nomes como Kaká, Casemiro e Éder Militão são exemplos de crias de Cotia que deram certo e ganharam o mundo.

No Morumbi ou no Maraca? São Paulo conhece local onde tentará erguer primeira Copa do Brasil

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal

É fato também que o Tricolor está passando pelo pior momento financeiro de sua história. A saída que as últimas diretorias encontraram para tentar fechar o ano ‘no azul’, foi negociar atletas da base. Acontece que muitos deles acabaram deixando o Morumbi cedo demais, como por exemplo Antony e David Neres.

Desde que chegou ao São Paulo, Dorival Júnior pediu que nenhum jogador fosse negociado, com o intuito de formar um elenco competitivo, que pudesse brigar por títulos. A cúpula são-paulina ouviu o técnico, que conseguiu, junto do grupo, chegar à Final da Copa do Brasil e, até agora, nas quartas da Sul-Americana.

São Paulo tem joia de Cotia na 2ª posição

Um dos pilares do time, Pablo Maia já é considerado titular absoluto e organizou o meio de campo Tricolor. Mesmo com apenas 21 anos, o volante chamou tanta atenção que foi parar em uma lista com atletas internacionais e à frente de Vitor Roque, do Athletico-PR, recentemente comprado pelo Barcelona.

De acordo com a pesquisa do CIES Football Observatory, Pablo é um dos jovens mais preparados para atuar em uma das cinco grandes ligas europeias – Premier League (Inglaterra), LALIGA (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Serie A (Itália) ou Ligue 1 (França).

Mesmo tendo atletas que atuam em outros campeonatos do mundo, o garoto de Cotia ficou na segunda colocação, junto do Georgiy Sudakov, meia do Shakhtar Donetsk. A joia do São Paulo só fica atrás do zagueiro António Silva, do Benfica.

O estudo analisa, entre outros pontos, estatísticas dos atletas, idade, tempo dentro de campo e estilo de jogo de cada um. Comparando com volantes de características mais defensivas, Pablo Maia se destaque.

Pablo Maia considerado uma das maiores promessas do atual elenco do São Paulo. (Crédito: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Pablo Maia considerado uma das maiores promessas do atual elenco do São Paulo. (Crédito: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)