Como parte das ações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o São Paulo anunciou uma premiação em homenagem a Leônidas da Silva. Ídolo do clube que atuou nos anos 40, o jogador vestiu a camisa da Seleção Brasileira, foi artilheiro da Copa de 1938 e o responsável por inventar o “gol de bicicleta”.
“Barato demais”: São Paulo vê substituto ‘perfeito’ para Lucas em 2024
Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal
Leônidas inspirou o “Prêmio Diamante Negro”, que presenteará, a partir de 2024, pessoas negras que contribuem em realizações importantes para pautas raciais e de cidadania. A premiação será realizada em parceria com o Observatório da Discriminação Racial.
Haverá premiação em três categorias: colaborador direto do Tricolor, personalidade ligada ao esporte e responsável por ação de cidadania no terceiro setor.
Presidente do São Paulo revela importância do prêmio
Para o presidente do Tricolor, Julio Casares, trata-se de demonstrar o reconhecimento dos feitos de pessoas negras tanto no esporte como na sociedade.
“O SPFC está sempre atento à inclusão. É impossível falar sobre a história do clube e do país sem citar as importantes realizações de pessoas negras. Esta premiação é uma forma de demonstrar reconhecimento por estes feitos no esporte e na sociedade”, afirmou Julio Casares, presidente do Tricolor.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.