nação tricolor
São Paulo teve péssima campanha no Brasileirão, a pior da história do clube nos pontos corridos.
São Paulo teve péssima campanha no Brasileirão, a pior da história do clube nos pontos corridos. (Foto: Twitter do São Paulo)

Veja como São Paulo fez pior campanha da história e por que torcida manteve time na 1ª Divisão do Brasileirão

O Brasileirão acabou nesta quinta-feira, com uma campanha para lá de modesta do São Paulo, com irrisórios 48 pontos, que representam seu pior desempenho na história dos pontos corridos. O número só é cinco pontos maior que o conquistado por Grêmio e Bahia, respectivos 17º e 18º colocados e que foram rebaixados para a próxima temporada.

São Paulo terá reunião de Rogério Ceni com diretoria para projeto em 2022

Você conhece o canal do Nação Tricolor no YouTube? Clique e se inscreva!

As vitórias do São Paulo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, e Juventude, no Morumbi, são as mais emblemáticas da reta final do Brasileirão. A primeira porque trouxe três pontos que não estavam na matemática do clube e que deram fôlego para que a disputa não fosse ainda mais desesperadora. A segunda porque livrou, de fato, o time da queda.

Empresário do zagueiro coloca São Paulo contra parede por renovação de contrato: “Se não, vamos para outro clube”

Agora, passando por alguns números é possível entender minimamente como o São Paulo chegou à última rodada somente o sentimento de que ter evitado o rebaixamento foi suficiente. A campanha de 11 vitórias, 15 empates e 12 derrotas representou foi a pior desde que o Brasileirão com 20 clubes passou a ser disputado em 2006. Inferior até se comparada com 2013, quando o time ficou muito tempo na zona do rebaixamento, mas fechou com 50 pontos.

Para se ter um parâmetro, as 11 vitórias foram as mesmas do Juventude (16º) e do Bahia (18º colocado). E menores que as 12 vitórias conquistadas pelo Grêmio (17º), que só caiu porque perdeu 19 vezes.

São Paulo teve mais gols apenas que dois times rebaixados

Além disso, o São Paulo chegou à última rodada a salvo de qualquer risco porque venceu seus jogos-chave. Porque o ataque foi ponto negativo na edição 2021 do Brasileirão. Com 31 gols marcados, o Tricolor só teve ataque melhor que o da Chapecoense (com 27 gols) e do Sport (com 24 gols). Apenas uma vez, o time marcou mais de dois gols em um jogo.

Torcida do São Paulo foi decisiva

Por isso a torcida do São Paulo acabou sendo decisiva na partida. Porque compareceu em peso desde que o público foi liberado em outubro e intensificou sua presença no Morumbi, apesar do péssimo desempenho do time, na reta final. Vitórias contra Corinthians, Sport e Juventude foram possíveis também por conta disso. Pontos fundamentais para a sequência.