nação tricolor

São Paulo com nova dupla de zaga: Por que Rogério tem preterido Miranda para dar sequência a Diego Costa

Diego Costa desarma jogador do Mirassol no último duelo da fase de classificação do Paulistão de 2021. (Foto: Twitter do São Paulo)
Diego Costa desarma jogador do Mirassol no último duelo da fase de classificação do Paulistão de 2021. (Foto: Twitter do São Paulo)

Nesta noite (17), o São Paulo vai enfrentar a Internacional de Limeira, no Morumbi, pela sétima rodada do Paulistão e tenta emplacar a terceira vitória seguida no ano. O técnico Rogério Ceni, que tenta conseguir esta sequência pela primeira vez desde que retornou em outubro do ano passado, tem preferido escalar uma defesa com Arboleda e Diego Costa. Para isso, deixou Miranda no banco de reservas.

Para bater marca inédita, São Paulo enfrentará Internacional de Limeira no Morumbi: Prováveis times e ONDE assistir AO VIVO

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Você sabe por quê? Bem, a escolha tem alguns motivos peculiares e que o Nação Tricolor vai explicar a seguir. Fato é que nesta noite Diego Costa deverá ser o parceiro de Arboleda (titular absoluto da defesa) na zaga, mesmo pendurado com dois cartões amarelos. A relevância da informação se dá porque no próximo domingo o São Paulo vai disputar o primeiro clássico da temporada, fora de casa, contra o Santos, na Vila Belmiro.

Sobre a dupla, Rogério Ceni entende que Diego Costa é mais rápido que Miranda e por isso se encaixa melhor ao estilo de jogo adotado por ele neste início de temporada. O Tricolor atua com muita posse de bola, sempre no campo ofensivo, e para ter uma equipe mais compacta faz com que seus zagueiros atuem mais avançados, quase na linha que divide o gramado. Quando perde a bola, é preciso velocidade para recompor e buscar os atacantes velozes adversários.

O outro ponto envolve a questão física. Miranda, um zagueiro mais experiente, parecia demonstrar dificuldade para acompanhar o ritmo dos rivais. Além disso, não tem na saída de bola qualificada um dos seus pontos altos. Portanto, tem sido preterido por Rogério Ceni.

Por último a mudança de sistema. Com Crespo, Miranda era titular absoluto como zagueiro da sobra no 3-5-2. Jogava protegido, sem precisar fazer longas perseguições. Diferentemente de hoje, que atuaria em uma dupla de defensores e longe da área.

Arboleda elogia sua dupla de zaga com Diego Costa no São Paulo

Embora tenha perdido os dois primeiros jogos da temporada, por estar na Seleção do Equador, Arboleda voltou e assumiu a titularidade no São Paulo. Com o revezamento de sua dupla de zaga, Arbo tem ajudado na evolução de Diego Costa como titular. Ele afirma que o jovem zagueiro de Cotia é bem receptivo às suas orientações.

“O Diego é um jogador que está com a gente há um bom tempo no profissional e sempre se dedicou muito nos treinos e nos jogos. Tento ajudar ele da melhor forma possível e aprendo com ele também, é uma troca. Sempre gostei de orientar a última linha, pra não ficarmos expostos e com o Diego não é diferente, a gente se comunica muito durante as partidas e isso é essencial”, explicou Arboleda sobre a dupla com Diego Costa no São Paulo.