A vitória estava nas mãos do São Paulo no nono duelo contra o Palmeiras pela Copa Libertadores. Mas escapou em uma cobrança de falta despretensiosa da meia direita. Tiago Volpi demorou a cair e o Tricolor não passou de um empate por 1 a 1 no Morumbi.
Crespo reencontra Abel Ferreira, com saldo de título paulista conquistado no confronto direto
O jogo seguiu a tônica dos últimos duelos entre as equipes. Muitos encaixes de marcação de parte a parte e perseguições muito longas. O que fez a diferença foi a abordagem do São Paulo, com seus meio-campistas, e a resposta do banco de reservas do Palmeiras.
Dedicação defensiva dos times travou primeira etapa
Crespo inovou na escalação ao tirar Reinaldo e Welington do duelo. O técnico argentino desfez o esquema de três zagueiros para rechear o meio-campo e tentar ter um time mais físico no setor. Por isso, Luan, Liziero e Rodrigo Nestor: uma trinca para duelar contra Raphael Veiga, Dudu e Breno Lopes.
O Alviverde também veio com uma formação mais rápida. Com Dudu, o Palmeiras encontrou um bom caminho para acelerar o jogo e, a partir dele, veio a melhor chance do primeiro tempo. Para sorte do Tricolor, Breno Lopes (outra novidade de Abel Ferreira) finalizou pessimamente.
O São Paulo finalizou mais no primeiro tempo, também porque tentou mais de fora da área. Mas não teve uma chance cristalina de gol, porque a marcação adversária se sobressaiu.
Garotos da base resolveram na etapa final
Se o jogo não estava aberto na etapa inicial, depois do intervalo as chances apareceram. O São Paulo melhorou com a entrada de Welington na lateral-esquerda na vaga de Arboleda (não se sabe se por lesão). A questão é que o Tricolor passou a pisar mais no campo de ataque e a criar.
Grande partida de Gabriel Sara, sobretudo no segundo tempo. Foi dele a jogada que resultou no gol de Luan. Cruzamento na área, Rigoni brigou. Rodrigo Nestor tentou duas vezes (intervenções espetaculares de Weverton) e Luan, pisando na área, conferiu. Terceiro gol dele pelo São Paulo, dois contra o Palmeiras. 1 a 0.
O jogo estava sob controle do São Paulo. E o segundo gol, se não estava maduro, estava amadurecendo contra um rival que costuma ceder poucas chances. Até que uma falta boba na meia direita permitiu ao Palmeiras a possibilidade de chegar à área do São Paulo.
Coube a Patrick de Paula cobrar a falta que Tiago Volpi demorou a cair. Bola defensável no canto direito e empate no placar, sem qualquer desvio no meio do caminho.
O Palmeiras forçou muito o jogo pela ponta esquerda com Wesley (que entrou bem jogando no mano a mano para cima de Daniel Alves). A proposta de Abel Ferreira funcionou e o empate, com gol qualificado, dá a chance para o Palmeiras empatar sem gols para avançar.
São Paulo 1 x 1 Palmeiras: Morumbi – quartas de final da Copa Libertadores
São Paulo: Tiago Volpi; Daniel Alves, Arboleda, Miranda e Léo; Luan, Rodrigo Nestor, Liziero e Gabriel Sara; Rigoni e Pablo. Téc.: Hernán Crespo
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Renan; Danilo e Zé Rafael; Raphael Veiga, Dudu e Breno Lopes; Rony. Téc.: Abel Ferreira
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.