nação tricolor

São Paulo já tem data para virar SAF em 2022, a partir de consultoria da Alvarez & Marsal

Presidente do São Paulo, Julio Casares, ao lado dos profissionais da Alvarez & Marsal. (Foto: Twitter do São Paulo)
Presidente do São Paulo, Julio Casares, ao lado dos profissionais da Alvarez & Marsal. (Foto: Twitter do São Paulo)

A nova tendência do futebol brasileiro, após a aprovação da Lei do Clube-Empresa, é a dos clubes se tornarem SAF. Nesta semana, o São Paulo contratou a consultoria da Alvarez & Marsal para passar um pente-fino em tudo o que acontece no clube. E a partir dela pode-se saber o que o Tricolor vai fazer para sair do modelo atual, associativo, para tornar-se uma Sociedade Anônima do Futebol.

Página zoa São Paulo e Rogério Ceni por “desculpa” em gol do Palmeiras

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

O processo para tornar-se envolve a venda de um porcentual majoritário das ações do clube para uma empresa, que dá, em contrapartida, o know-how e os recursos necessários para a equipe quitar seus débitos e investir em futebol, fator que tem sufocado a maioria dos times brasileiros.

O São Paulo, atualmente, tem um passivo de praticamente R$ 700 milhões. Se virar, de fato, uma SAF, a empresa responsável por comprar as ações seria também responsabilizada em quitar os débitos da seguinte forma: 60% em seis anos e 100% em 10 anos. Por isso, para um time que perdeu prestígio e também condições de competir em alto nível desde a década passada é tão importante pensar neste modelo.

De acordo com o que o Nação Tricolor apurou, a Alvarez & Marsal vai fazer uma consultoria minuciosa para então apresentar seu relatório. A data para isso ocorrer é novembro deste ano. A partir de então, o Tricolor teria que mudar seu estatuto para permitir a SAF.

Conselheiros veem SAF como “salvação” do São Paulo

Ainda de acordo com a apuração, os conselheiros entendem que o São Paulo não tem outra forma de quitar seus débitos de forma saudável, sem comprometer o poder de competir, se não fosse neste modelo da SAF.

Atualmente, são os próprios conselheiros quem elegem o presidente do clube e que votam as principais mudanças na equipe. Porém, o São Paulo tem sido coajduvante no futebol nacional há pelo menos uma década e as mudanças estão sendo pensadas em prol do clube. Entre outras coisas, a Alvarez & Marsal vai definir a partir do estudo qual é o valor de mercado do Tricolor, algo que posiciona como o time é ou não rentável para uma empresa injetar dinheiro.