nação tricolor

Rivais do São Paulo votam contra, mas Tricolor deverá ser nomeado campeão da Sul-Americana

Sâo Paulo disputa Sul-Americana em 2023. (Foto: Twitter da Conmebol)
Sâo Paulo disputa Sul-Americana em 2023. (Foto: Twitter da Conmebol)

A final da Copa Sul-Americana entre São Paulo x Independiente del Valle está marcada para o dia 1º de outubro no Estádio Mario Kempes, na Argentina. O jogo vai acontecer para definir o novo campeão da competição, em decisão que pode marcar o primeiro título de Rogério Ceni pelo Tricolor.

Rogério Ceni na Seleção? CBF entra em contato com técnico semifinalista da Copa do Brasil para lugar de Tite

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Mas não se trata desta competição. E sim da Copa Conmebol, competição que foi disputada na década final do século passado. O Tricolor foi campeão em 1994 e está incluído no pedido do Atlético Mineiro para que a competição, que antecedeu a disputa da Copa Sul-Americana.

O Galo quer que o torneio, que terminou em 1999, seja referendado como título de Sul-Americana. Até para fins de pontuação no ranking da Conmebol. O Tricolor seria indiretamente beneficiado porque teria um bicampeonato e poderia conquistar o tri na Argentina.

Por que rivais do São Paulo votaram contra?

Para definir se os títulos seriam unificados, a Conmebol decidiu dar poder de voto aos 16 times presentes nas oitavas de final da Copa Libertadores em 2022. Por isso, das equipes envolvidas, Corinthians, Palmeiras e Flamengo votaram contra.

Dos 13 times restantes, 10 votaram a favor e outros três se abstiveram. Ou seja, por parte dos clubes não há problema. Porém, a Conmebol marcou outra reunião para outubro, a fim de que as Federações nacionais dos 10 países dessem aval aos títulos.

A final continua marcada para o dia 1º e o São Paulo vai representar o Brasil na decisão contra o Independiente del Valle.