nação tricolor

“Questão de honra”: Campanha do São Paulo na Copa do Brasil já é histórica

São Paulo já tem campanha histórica na Copa do Brasil. (Foto: Twitter do São Paulo)
São Paulo já tem campanha histórica na Copa do Brasil. (Foto: Twitter do São Paulo)

Depois de passar por dois rivais, com três atuações indiscutíveis, o São Paulo chega à decisão da Copa do Brasil com uma campanha pesada. O Tricolor derrubou o Corinthians em meio a uma disputa epopeica no Morumbi.

“Torcida merece”: São Paulo avança para final da Copa do Brasil e Lucas Moura se mostra pronto para título

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal

Se considermos a quantidade de títulos conquistados pelos clubes que o Tricolor deixou para trás no torneio, a campanha já tem contornos históricos. O clube busca ainda o seu primeiro título na competição.

Depois de mais de duas décadas, o Tricolor chega à segunda decisão da competição. Em 2000, acabou perdendo o título na última bola do jogo contra o Cruzeiro, gol marcado por Geovanni, em virada construída toda no segundo tempo. O time comandado por Levir Culpi e que tinha jogadores do quilate de Rogério Ceni, Belletti, Edmílson (todos campeões do mundo), Raí e França.

Não bastasse isso, o Tricolor eliminou Palmeiras (com cinco finais de Copa do Brasil) e Corinthians (com sete finais de Copa do Brasil) na sequência, além do Sport, com duas decisões no currículo e o Ituano.

São Paulo pode ser campeão da Copa do Brasil superando grandes campeões

O Flamengo, rival do Tricolor na decisão, virou o maior finalista do torneio com nove decisões ao lado do Grêmio. Somando as taças conquistadas por todos os times que o time são-paulino enfrentou, o total é de oito troféus.

Em 34 edições, 12 taças são de rivais do Tricolor na campanha da competição, o que dá a dimensão do que fez o clube. Se for campeão, certamente entrará para a história como um dos maiores feitos da Copa do Brasil.

Maiores campeões da Copa do Brasil

Cruzeiro – seis vezes
Grêmio – cinco vezes
Flamengo e Palmeiras – quatro vezes
Corinthians – três vezes
Galo – duas vezes
Fluminense, Internacional, Athletico Paranaense, Vasco, Santos, Sport, Criciúma, Juventude, Santo André e Paulista de Jundiaí – uma vez cada

Times mais vezes em final de Copa do Brasil

Grêmio e Flamengo – nove vezes cada
Cruzeiro – oito vezes
Corinthians – sete vezes
Palmeiras – cinco vezes
Galo, Athletico Paranaense, Fluminense e Internacional – três vezes cada
São Paulo, Vasco, Sport e Santos – duas vezes cada