A FIFA divulgou nesta segunda-feira um amplo estudo de 98 páginas sobre o que há de mais atualizado em relação ao mundo do mercado de transferências no futebol entre 2011 e 2020. E o São Paulo aparece em destaque quando se trata de venda de jogadores na América do Sul.
São Paulo contrata Gabriel Neves por concorrência com Luan
O Tricolor é o 5º time do continente com mais transferências realizadas no período: 117. O São Paulo só fica atrás do recordista Fluminense (com 183 transferências), Grêmio Anapolis (com 137), Deportivo Maldonado (clube de empresários, com 129) e Boca Juniors (com 119). Quando se trata de Brasil, o Tricolor só é superado pelo Flu.
Falta assinar! São Paulo acerta com Calleri e espera assinatura do contrato para anunciá-lo até 2022
O São Paulo também é citado no ranking que aponta os 30 times do mundo com balanço positivo em relação a taxas de transferência. De acordo com o estudo da FIFA, a maioria dos clubes envolvidos em transferências com taxas na última década teve um saldo líquido positivo de suas atividades de transferência internacional. Mas menos de 10% deles obteve algum lucro significativo superior a US$ 10 milhões entre 2011 e 2020.
O São Paulo, neste período, contratou 63 atletas, com taxa de transferência equivalente a 47,6%. E neste ranking está no sétimo lugar, atrás do trio português (Sporting, Benfica e Porto), além de Ajax, Lyon e Lille.
O link para o relatório completo, em inglês, acompanha a reportagem do Nação Tricolor.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.