nação tricolor

Alex termina primeira temporada como técnico do São Paulo com vice do Brasileirão, participação de nove atletas no time profissional e desempenho elogiado no Sub-20

Alex foi técnico do São Paulo no time sub-20. (Foto: Twitter do SPFC)
Alex foi técnico do São Paulo no time sub-20. (Foto: Twitter do SPFC)

A primeira temporada de Alex de Souza no comando técnico do São Paulo Sub-20 se encerrou no último final de semana, após o empate por 1 a 1 contra o Internacional. Com o placar, o Tricolor acabou ficando com o vice-campeonato da competição e terminou os trabalhos da categoria em 2021.

Você conhece o canal do Nação Tricolor no YouTube? Clique e se inscreva!

Conheça Caio, artilheiro do Sub-17 convocado por Rogério Ceni para jogo do São Paulo pelo Brasileirão

Foi o melhor resultado do São Paulo no Sub-20 neste ano. Alex terminou sem taças, porque o time acabou sendo eliminado pelo Desportivo Brasil no Paulistão. Mas, por outro lado, definiu ótima sequência de invencibilidade na temporada. O Tricolor chegou a ficar 10 jogos sem perder na competição.

Alex teve à frente do São Paulo 43 jogos, com 24 vitórias, 10 empates e apenas nove derrotas. O time marcou 94 gols e sofreu 47, em aproveitamento de 63,5%. A reformulação no elenco foi um dos principais desafios de um técnico que também estreava na função.

Ao longo da temporada, o técnico precisou lidar com jogadores que foram alçados ao time de cima. Caso de Marquinhos, que estava jogando muito na base e foi promovido por Hernán Crespo. Além dele, o centroavante Juan também ganhou espaço em algumas convocações. Nove jogadores ao todo foram convocados em jogos do time profissional na temporada. De todos eles, Talles Costa chegou a jogar alguns minutos.

Além disso, Alex foi elogiado por utilizar variações táticas e não ficar preso a esquemas. Quando necessário, utilizava linha de três zagueiros ou de três atacantes. No entendimento do técnico, a categoria serve para servir ao time profissional. Por isso, precisa se moldar à forma como o time de cima atua.

Em janeiro, logo no início do ano, Alex tentará seu primeiro título como técnico do São Paulo na disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior. O Tricolor ainda não tem os seus adversários definidos.