nação tricolor

“São Paulo tinha melhor time desde Raí”, diz técnico que enfrentou Tricolor na final “amaldiçoada” da Copa Sul-Americana

São Paulo, de Rogério Ceni e Lucas, levantou a Copa Sul-Americana de 2012. (Foto: Twitter da Conmebol)
São Paulo, de Rogério Ceni e Lucas, levantou a Copa Sul-Americana de 2012. (Foto: Twitter da Conmebol)

Muitos torcedores do São Paulo acreditam que a final da Copa Sul-Americana de 2012 deu início a uma maldição que faz com que o time não conquiste nada desde então. Isso porque o Tricolor vencia o Tigre, por 2 a 0, até que, no intervalo do jogo, uma briga generalizada nos vestiários do Morumbi acabou por encerrar a partida antes mesmo da disputa do segundo tempo.

Pois bem. O técnico do Tigre na oportunidade, Néstor Pipo Gorosito deu entrevista, no fim de semana, ao canal TyC Sports, da Argentina, e lembrou da confusão que interrompeu a final e, de acordo com são-paulinos, iniciou a maldição sem conquistas do clube.

“Falaram que eu era culpado, que eu disse que não poderiam jogar, mas não tem nada a ver”, afirmou no trecho do papo que começa aqui. “Um capataz vai dizer que uma fábrica vai fechar ou não? Foi o cônsul que determinou”, disse Pipo, afirmando que foi o então cônsul da Argentina, Agustín Molina, quem determinou a volta da equipe no segundo tempo.

Pipo foi além e afirmou que Ney Franco, então técnico do São Paulo, foi um “idiota” por dizer que o clube havia sido maltratado na Argentina, no jogo de ida, disputado na Bombonera, campo do Boca Juniors.

“Foi uma loucura, fizeram nossa vida impossível. O treinador deles [Ney Franco] foi um idiota, falou que havia sido maltratado aqui na Argentina. Mentira, na Argentina nem te dão bola. Ele começou a plantar discórdia e bagunça, aí chegamos a São Paulo e não nos deram campo para treinar. Nos mandaram treinar duas horas onde estávamos, não deixaram a gente aquecer no gramado do Morumbi”, explicou Pipo.

“São Paulo era o melhor desde o time do Raí”, de acordo com ex-técnico do Tigre

O mais surpreendente da fala de Pipo Gorosito, no entanto, foi relacionado à qualidade técnica do São Paulo. Para o ex-técnico do Tigre, o Tricolor tinha um timaço, apenas inferior ao time de Raí e companhia, nos anos 90.

“Eles tinham um timaço. Depois do Raí, era o melhor time do São Paulo. Você também precisa ter sorte. Capaz de encontrar na final uns tontos de merda (sic) e acaba saindo campeão”.

Sobre a confusão que se armou no vestiário, Gorosito afimrou que a confusão foi iniciada no campo. E depois teve sequência nos vestiários.

“Armou-se uma confusão no campo e se separaram, e quando chegamos ao vestiário os seguranças estavam batendo em dois jogadores nossos que estavam entrando. Aí entramos e brigaram todos. Impressionante. Os [seguranças] gordos, grandões, musculosos, começaram a se cansar e os nossos meninos foram para cima, e isso porque faltavam uns caras nossos que também eram grandes. Até que começaram a nos acertar com os cassetetes, sacaram um revólver, bateram no peito de um jogador nosso. O representante da Conmebol e o árbitro estavam aí, a cinco metros”, concluiu Gorosito.

São Paulo campeão invicto da Copa Sul-Americana

O São Paulo foi campeão invicto da Copa Sul-Americana de 2012, após entrar na fase de oitavas de final. Passou pela LDU de Loja (com dois empates: com dois empates: 1 a 1 e 0 a 0), Universidad de Chile (com duas vitórias por 2 a 0 e 5 a 0), Universidad Católica (novamente com dois empates: 1 a 1 e 0 a 0) e superando o Tigre na final (0 a 0 na ida e 2 a 0 no primeiro tempo da volta).