nação tricolor

Renovações e reencontro com as vitórias: a fase do São Paulo

Após um período conturbado com sequências de resultados abaixo do esperado, o São Paulo conseguiu um respiro na briga por uma vaga na Libertadores de 2026 com duas vitórias consecutivas por 2 a 0, sobre o Bahia (no Morumbis) e o Vasco (em São Januário). Os resultados consolidaram o Tricolor na parte de cima da tabela do Brasileirão e mantém vivo o sonho de disputar a principal competição continental da América do Sul.

Com as duas vitórias, o São Paulo alcançou os 44 pontos e está na oitava colocação do campeonato, o primeiro time fora da zona de classificação para a Libertadores, mas com a possibilidade do campeão da Copa do Brasil estar entre os cabeças do campeonato (Fluminense e Cruzeiro se enquadram no G7 e estão nas semifinais da competição), uma oitava vaga ao torneio continental pode ser aberta no Campeonato Brasileiro.

Mas, sem a certeza de que a oportunidade para o oitavo colocado será aberta, o Tricolor espera uma vitória diante do Flamengo para seguir na subindo posições na tabela e se colocar sem a necessidade de depender de outros resultados para conquistar a classificação à Libertadores da América em 2026. Uma vaga na competição pode alterar os planejamentos de mercado, tanto para compra quanto para vendas de jogadores, para a próxima temporada.

CRESPO SE FORTALECE À FRENTE DO TRICOLOR

A vitória sobre o Vasco marcou a primeira volta contra todas as equipes do Brasileirão para Hernán Crespo, após retornar ao comando do Tricolor. Apesar do aproveitamento de 56% não ser brilhante, é superior a campanha de Luis Zubeldía, ex-comandante do São Paulo, que flertava com a zona de rebaixamento ao final de sua passagem pelo Morumbis.

Mesmo sem Maik e Luciano, suspensos, Crespo escalou substitutos diretos e conseguiu montar uma equipe equilibrada, que soube pressionar a saída de bola do adversário e explorar os espaços no ataque. Lucas Moura abriu o placar de pênalti, e Luiz Gustavo, de cabeça, fechou o marcador após cruzamento de Ferreira, um dos destaques ao entrar no segundo tempo.

Crespo, porém, vai precisar lidar com novos problemas para a sequência de jogos: Alan Franco e Enzo Díaz estão suspensos e não poderão atuar diante do Flamengo, adversário em sua reestreia pelo clube, quando saiu derrotado de 2 a 0 no Maracanã, e chegou a dar ‘graças a Deus’ por não ter mais de encarar o Rubro-Negro como visitante na temporada. Além disso, o São Paulo não fará mais partidas no Morumbis, já que a casa Tricolor está cedida para shows até o final de novembro.

DESEMPENHO DEFENSIVO IMPRESSIONA

Nas últimas partidas, o técnico argentino destacou o desempenho defensivo da equipe, que não sofreu gols nas vitórias contra Bahia e Vasco, que eram favoritos nas odds do futebol para vencer os confrontos. “Saber sofrer é importante”, afirmou Crespo, ressaltando o equilíbrio entre protagonismo e solidez.

O treinador afirmou ainda que o São Paulo mostrou personalidade diante de um Vasco que vinha de uma boa sequência no campeonato após vencer quatro partidas consecutivas, e exaltou o espírito da equipe, que acreditou e correu com intensidade durante todo o jogo. A consistência defensiva tem sido uma marca do time comandado por Crespo. O Tricolor não sofreu gols nos últimos dois jogos.

RENOVAÇÃO VISTA COMO FUNDAMENTAL NOS BASTIDORES

Enquanto em campo, o São Paulo busca seguir reencontrando o bom momento, nos bastidores, o presidente Julio Casares e o diretor de futebol Carlos Belmonte planejam a renovação de contrato com Rui Costa, executivo de futebol da equipe, que tem contrato válido até 2026. O trabalho de Costa é muito bem avaliado pela alta cúpula são paulina e o os jogadores também confiam no dirigente contratado.

Internamente, o executivo é visto como o principal nome que faz a ligação entre o elenco e a direção do Tricolor. Sua permanência na equipe é tida como uma prioridade estratégica para a sequência da gestão de Julio Casares.

REAPRESENTAÇÃO E FOCO NO FLAMENGO

O elenco do São Paulo se reapresentou para os treinos com foco na partida diante do Flamengo na segunda-feira (3) no CT da Barra Funda. Cédric Soares foi a principal novidade no treino e deve voltar a equipe titular para encarar o Rubro-Negro.

O técnico Hernán Crespo, contudo, terá grandes dificuldades para montar a equipe, já que 11 jogadores estão fora da partida. Dos 11 desfalques tricolores, nove são por problemas físicos e dois por suspensão. O número preocupa a comissão técnica, que busca alternativas para manter o bom desempenho em casa. Além disso, Rafael e Sabino entram em campo pendurados. Caso recebam o terceiro cartão amarelo, ficarão fora da 33ª rodada do Brasileirão.

Com todos os desfalques para o confronto, a provável escalação do São Paulo para o duelo no Brasileirão tem: Rafael; Ferraresi (Rafael Tolói), Arboleda e Sabino; Cédric Soares (Maik), Pablo Maia, Bobadilla, Marcos Antônio e Patryck (Maílton); Luciano e Lucas Moura.