Apesar de ter um nome marcante como Morumbi em seu estádio, o São Paulo pensa em, eventualmente, vender os direitos de nome de sua casa para ter mais uma fonte de arrecadação. O modelo de negócio é muito comum nos Estados Unidos, na Europa e passou a ser praticado no Brasil. Contudo, de acordo com o presidente do clube, Julio Casares, há resistência para que a mudança ocorra. Para ele, é um dos desafios de sua gestão.
“É um dos desafios mais difíceis. Primeiro, porque não tem a cultura do ‘naming rights’ no Morumbi, tem uma resistência histórica que já viramos essa página. Mas temos, hoje, uma crise mundial e depois, com o quadro da pandemia, todo tipo de investimento vultuoso é repensado. Então esse é um desafio, que merece alguns anos aí para frente, ou talvez meses”, explicou Casares, em entrevista ao jornalista Jorge Nicola, em seu canal no YouTube.
Para Casares, entretanto, apesar dos recursos que poderiam reforçar o caixa do São Paulo, a mudança é complicada justamente pelo fato do apelido, Morumbi, ser tão conhecido e marcante. Além disso, o executivo entende que as questões financeiras do mundo e as questões organizacionais do Tricolor têm influência direta neste tipo de negócio.
“Depende muito da estabilidade econômica. Quando a gente fala estabilidade econômica, é estabilidade do Mundo, depois do Brasil, depois do segmento futebol, ou seja, não é algo fácil. Muitas pessoas pensam que é fácil você vender um patrocínio master, mas você tem que criar raízes tem que criar propriedades, estabelecer a credibilidade, para que depois o mercado comece a comprar. E para isso, você tem que ter um profissional e uma linha filosófica profissional no marketing. Estamos voltando a ter. O Eduardo Toni é nosso diretor de marketing, tem feito um trabalho muito profissional e, com isso, a credibilidade voltando e a economia melhorando, a suas chances aumentam”, concluiu Julio Casares.
O presidente do São Paulo avaliou que o tema será pauta de conversas no futuro. Mas, antes, será preciso a recuperação da economia, da vida e da saúde antes de ter a sinalização dos investimentos no futebol.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.