nação tricolor

Presidente do São Paulo, Julio Casares, explica Liga dos Clubes: “Faremos a Liga no Brasileirão 2022”

Julio Casares, presidente do São Paulo, faz chamamento à torcida. (Foto: Reprodução/ESPN Brasil)
Julio Casares, presidente do São Paulo, faz chamamento à torcida. (Foto: Reprodução/ESPN Brasil)

O presidente do São Paulo, Julio Casares, se posicionou sobre a criação da liga de clubes para organizar o Campeonato Brasileiro de 2022. Para o mandatário, o objetivo está claro e foi certeiro. Em entrevista ao SportsCenter, da ESPN Brasil, ele afirmou que é preciso fazer tudo com discrição, serenidade e sem rompimentos.

Fim da novela! São Paulo avalia pedida salarial de Borré e define negociação

“Ele (o projeto da criação da liga de clubes) foi muito certeiro e objetivo. Eu estou otimista. Eu sou um eterno otimista. Eu acho que temos que trabalhar e temos novas lideranças, presidentes que estão chegando agora, com cabeça diferente. Acredito que nós temos que fazer tudo como fizemos: com discrição, com serenidade, sem rompimentos, sem ataques. Fomos claros. Nós queremos melhorar, aumentar nossa participação na CBF, inclusive discutindo essa questão da igualidade, igualando peso de votos entre times da Série A e Série B”, disse o presidente do São Paulo, Julio Casares, em entrevista ao SportsCenter, da ESPN Brasil.

Invicto como mandante desde 2014, São Paulo não costuma ter facilidade contra Chapecoense

O presidente do São Paulo acrescentou que o documento assinado por 19 dos 20 clubes da Série A do Brasileirão foi comunicado à CBF. Não foi realizado, portanto, um pedido. É uma iniciativa das próprias equipes da elite do futebol nacional.

“Nós não fomos pedir. Nós comunicamos que iremos fazer a liga a partir do Campeonato Brasileiro. Acho que esse é um avanço. Agora, com muita discrição. Com união. Não há aqui uma liderança A ou B. É um conjunto”, disse Casares.

Presidente do São Paulo detalha objetivos dos clubes no Brasileirão

O presidente do São Paulo explicou os principais objetivos da criação da liga de clubes. Para Julio Casares, os clubes formam a essência do futebol brasileiro. Por isso, são eles quem devem organizar o campeonato.

Além disso, ele entende que, apesar das peculiaridades de cada clube, é possível organizar o campeonato assim como ocorre na Europa, com Premier League na Inglaterra e LaLiga na Espanha.

“Os clubes, na verdade, formam a essência do futebol brasileiro. A CBF tem a vocação para cuidar da seleção. E quem tem a vocação para cuidar de clube, entende da organização desde a base são os clubes. Nada mais justo que nós organizarmos o campeonato por vários fatores: calendário, mercadologia, quer dizer o produto, entender o futebol como produto e tem muito dinheiro na mesa e os clubes vivem uma situação difícil. Cada um tem a sua gestão e tem a sua particularidade. Mas nós entendemos que é um avanço no futebol. O mundo todo faz como foi colocado por alguns presidentes. Por que não nós aqui no Brasil não temos essa condição? Vamos fazer. O momento é esse”, concluiu Julio Casares.