nação tricolor

Prepare o bolso: Libertadores e Sula têm plano ousado da Conmebol e podem punir torcedores

São Paulo divulga lista com jogadores e numeração para Libertadores. (Foto: Twitter da Libertadores)
São Paulo divulga lista com jogadores e numeração para Libertadores. (Foto: Twitter da Libertadores)

A Conmebol e a FC Diez, responsável pela negociação dos direitos de transmissão da Libertadores e da Copa Sul-Americana, têm planos ousados para as competições. E a partir do próximo ciclo, com início em 2023 e término em 2026, as transmissões das duas competições podem ficar exclusivas para plataformas de streaming. O plano existe e foi sinalizado pela entidade e pela empresa.

Rogério Ceni desabafa sobre crise no Tricolor e extravasa: “Alguns vão ficar insatisfeitos”

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Durante a semana, a FC Diez deu início às apresentações de pacotes de direitos de transmissão que serão colocados à disposição do mercado para o próximo ciclo de quatro anos.

Justiça nega recurso, e São Paulo pode ter que pagar milhões a empresário por negócio por atacante que só fez um gol no clube

De acordo com informações da Máquina do Esporte, tanto a Conmebol como a FC Diez colocam de forma explícita que, em caso de um plano de venda viável comercialmente, pode vender os direitos das duas competições para uma empresa de streaming. De forma exclusiva. A questão, além de econômica, pretende atender a termos de exposição dos torneios no continente.

Ou seja, empresas como Amazon Prime (que aliás já terá exclusividade em jogos da Copa do Brasil, em 2022), Netflix, Apple ou qualquer outra empresa que se habilitar neste caminho podem ganhar os direitos de transmissão. No Brasil e na América do Sul.

Visão da Conmebol para Libertadores e Sula é aumentar valores

A visão da Conmebol, de acordo com a Máquina do Esporte, é a de aumentar as receitas com direitos de transmissão das competições. A FC Diez, por sua vez, venceu a concorrência feita pela Confederação para comercializar as duas competições e mudou o modelo de contrato. Com o ciclo atual, que termina em 2022, são arrecadados US$ 1,4 bilhão.

Neste sentido, foram apresentados três pacotes diferentes ao mercado para a Liberta e para a Sula. Na Libertadores, por exemplo, um pacote apenas para TV aberta (que considera os streamings também). A mudança, aqui, é que as emissoras não poderão escolher quem transmitir, mas decidir que times transmitir a cada semana.

Além disso, as empresas que ganharem a concorrência da Libertadores vão receber um pacote de clipes curtos e de melhores momentos dos jogos das duas competições. Algo que é comum na Europa.