nação tricolor

Pato revela porquê do sucesso no São Paulo e explica frustração no Corinthians e na Europa

Pato vive a expectativa de voltar a jogar pelo São Paulo. (Foto: Twitter do São Paulo)
Pato vive a expectativa de voltar a jogar pelo São Paulo. (Foto: Twitter do São Paulo)

Alexandre Pato, atualmente no futebol dos Estados Unidos, teve duas passagens pelo São Paulo e demonstra um carinho grande pelo clube. O atacante escreveu uma carta aberta ao The Players Tribune, na qual explica questões como as passagens pelos dois rivais da capital e como a carreira teve altos e baixos.

Reforços! Sete jogadores de destaque na América do Sul que São Paulo poderia contratar para fortalecer elenco

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Sobre as passagens pelo São Paulo, Pato explica que o clube cuidou dele e que ele “só precisava jogar”. Isso não foi realidade em outros lugares por onde passou. No fundo, o atacante diz que era superprotegido e que isso o fez pagar um preço alto.

“Sabe por que eu joguei muito melhor no São Paulo? Porque eles cuidaram de mim. Lá eu só precisava jogar. Mas quando o Chelsea se interessou por mim, eu ainda sonhava em voltar para a Europa. Infelizmente, mais uma vez eu paguei o preço por ser superprotegido”, disse Pato sobre a passagem pelo São Paulo em carta no The Players Tribune.

Outro fato que marcou a carreira de Pato foi o pênalti perdido pelo Corinthians contra o Grêmio em jogo eliminatório da Copa do Brasil em 2013. Na oportunidade, o atleta deu uma cavadinha no meio do gol e Dida fez a defesa. O atacante desmentiu a versão de que os jogadores queriam bater nele. E disse que os torcedores do Corinthians queriam matá-lo.

“Não é verdade que colegas de elenco tentaram me bater. Ninguém fez nada. Mas os torcedores queriam me bater e me matar […]. Os torcedores invadiram o CT com pedaços de pau e facas. Isso é uma loucura, algo assustador. Isso não deve ter lugar no futebol de jeito nenhum”, disse Pato sobre a passagem pelo Corinthians.

Após duas passagens pelo São Paulo, Pato afirma que vivia “no mundo da fantasia”

Sobre o sucesso que acabou não acompanhando o talento que demonstrava nas partidas quando foi revelado pelo Internacional, Alexandre Pato disse que exagerou na Itália e que vivia no mundo da fantasia. O retorno ao Brasil, quando defendeu o São Paulo, foi um alento, mas o atacante diz que não tinha ambição.

“Faz 10 anos que eu ouço isso. O que aconteceu com o Pato? Por que o Pato não ganhou a Bola de Ouro? Por que o Pato estava sempre machucado? Eu deveria ter respondido a essas perguntas há muito tempo, cara. Teve muita especulação, principalmente quando eu estava na Itália. Que eu exagerei na balada. Que eu não tinha ambição. Que eu vivia no mundo da fantasia. Mas quando eu queria falar, eu era instruído a “focar no futebol”. Eu era muito jovem para discordar”, disse Alexandre Pato no The Players Tribune.