nação tricolor

OPINIÃO – Às vezes é bom mudar, não é mesmo São Paulo?!

Foto: Marcello Zambrana/AGIF - Ex-técnico do São Paulo ainda tem moral com alguns do elenco.
Foto: Marcello Zambrana/AGIF - Ex-técnico do São Paulo ainda tem moral com alguns do elenco.

Eu particularmente não teria demitido Rogério Ceni, não por achar que o São Paulo estava bom ou algo do tipo. Muito pelo contrário. A questão é que para mim, o time com Rogério, remete aos tempos áureos do clube. Tricampeão Brasileiro, Libertadores e Mundial. Eu estava errado.

“Demorou, mas aconteceu”: Jogo do São Paulo aparece em investigação da Operação Penalidade Máxima

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal

O Tricolor mudou. E o tempo mostra que era preciso. Dorival Jr. chegou e “transformou” o time. Não que o São Paulo tenha virado o melhor time do Brasil, mas o técnico trouxe calmaria num clube que necessitava, rugia para tal. É óbvio que os resultados obtidos pós-Ceni são expressivos e ajudam, porém é notadamente um outro ambiente.

Com a vitória sobre Academia Puerto Cabello, pela 4ª rodada da Copa Sul-americana, Dorival se tornou o primeiro treinador do São Paulo no século a não ser derrotado nenhuma vez nos dez primeiros jogos. São seis vitórias e quatro empates.

O treinador juntou-se a Rámon Platero (1930), Rubens Salles (1931), Eugênio Medgyessy (1932), Alfredo Ramos (1972), Pepe (1986) e Muricy Ramalho (1996) entre os técnicos que não perderam nos dez primeiros jogos à frente do clube. Os dados foram levantados pelo pesquisador Alexandre Giesbrecht, do “Anotações Tricolores” e trazidos pelo GE.

São Paulo mudou para melhor

Mais do que números, o Tricolor, em campo, mostra-se um time “simples”. Não há nenhuma novidade. Cada jogador atua em sua posição originária. Num combinado, que faz o São Paulo voltar a ser um time confiável.

Atrelado à Dorival, não podemos deixar de mencionar, de forma mais que honrosa, a torcida. Jogo sim, outro também, o Morumbi está lotado. Deixando de ser uma torcida que para muitos só ia na boa, para encher um estádio que vive uma de suas maiores secas, mesmo com o título Paulista de 2021.

O Tricolor segue vivo na Copa Sul-americana. É líder do Grupo-D, com vantagem. Está próximo da vaga às quartas de final da Copa do Brasil e na primeira parte da tabela do Brasileirão.