nação tricolor

OPINIÃO – Rogério Ceni está mesmo fazendo o possível no São Paulo?

Rogério Ceni segue sem clube desde que deixou o Tricolor.(Foto: Twitter do São Paulo)
Rogério Ceni segue sem clube desde que deixou o Tricolor.(Foto: Twitter do São Paulo)

Por Matheus Avelino*

É inegável que a imagem de Rogério Ceni como jogador, capitão, ídolo e vencedor sempre estará intacta na história do São Paulo. Porém, esses status não podem atrapalhar na avaliação do trabalho desenvolvido nesta segunda passagem do M1TO.

“Foi confirmado, será assim”: Ceni aceita 2 condições para seguir como técnico do São Paulo

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

O técnico voltou ao São Paulo em um momento muito difícil e confuso, é verdade. Contudo, após alguns meses de 2021, 2022 e a primeira parte de 2023, a torcida esperava um time melhor, mais organizado e, acima de tudo, mais competitivo.

Nos 100 primeiros jogos de sua segunda passagem, Ceni teve um aproveitamento de 54,6% (46V; 26E; 28D), números que desenham um São Paulo inconstante.

Algumas pessoas falam: “Ah, mas ele faz o que pôde”. É verdade que o São Paulo não tem o melhor elenco do Brasil. Contudo, esta é a segunda temporada que o técnico participa da montagem do elenco. Atletas como David, um jogador que nunca demonstrou futebol para vestir a camisa de um dos maiores clubes do mundo, foi contratado a título de confiança e, por muitas vezes, deixando jogadores melhores que ele no banco.

Rogério Ceni não mostra evolução no trabalho

Ceni não consegue mostrar evolução em seu trabalho, a cada competição que se inicia, parece que é um técnico novo e que ainda está conhecendo as peças de seu elenco. O time não demonstra uma melhora técnica, tática e muito menos física. Às vezes me questiono se alguns jogadores vão sair do São Paulo com o diploma de fisioterapia, ortopedia ou algo do tipo.

Por fim, acredito que Rogério Ceni seja um bom técnico, e tenho certeza que ama o São Paulo. Porém, ainda demonstra ser um profissional imaturo, cabeça dura e que morrerá abraçado com suas convicções, mesmo que isso afunde o elenco com ele (como não lembrar da teimosia em deixar o Galoppo no banco?).

No mais, espero que haja uma melhora rápida no time do São Paulo, ainda temos três campeonatos pela frente e espero que sejamos competitivos em pelo menos um, e caso conquistemos mais uma vaga em uma final, imploro que o time jogue com a percepção que o São Paulo é o maior clube do país, não podemos entrar em uma final como entramos nas duas do ano passado.