nação tricolor

Mundial de Clubes: Presidente da FIFA cria polêmica com nova competição e exclui campeões mundiais históricos como São Paulo

Gianni Infantino, presidente da FIFA, lança polêmica sobre Mundial de Clubes e envolve Palmeiras. (Foto: Reprodução/FIFA)
Gianni Infantino, presidente da FIFA, lança polêmica sobre Mundial de Clubes e envolve Palmeiras. (Foto: Reprodução/FIFA)

Mais um capítulo da velha discussão sobre Mundial de Clubes foi lançada pelo presidente da FIFA nesta terça-feira. Gianni Infantino, em evento da entidade máxima do futebol, falou sobre a criação do “primeiro e verdadeiro Mundial de Clubes” em 2023, um ano após a disputa da Copa do Mundo de seleções.

Inimigo do São Paulo, Petraglia não perdoa, tira sarro de Leila Pereira, detona Tricolor e outros clubes do Brasil

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Na declaração, Infantino colocou para escanteio todos os campeões do mundo até aqui, entre eles o São Paulo, ao dizer que o novo Mundial de Clubes será o primeiro e verdadeiro e que o campeão da edição do ano que vem será o primeiro a ser coroado o campeão do mundo.

“A nova Copa do Mundo de Clubes da Fifa vai ser uma competição que toda pessoa, toda criança, qualquer um que ame o futebol está esperando. Essa é a primeira e verdadeira Copa do Mundo de Clubes. Os melhores times vão jogar, então teremos os melhores jogadores. Vão jogar pela primeira vez para realmente coroar o campeão do mundo”, disse Gianni Infantino, em evento da FIFA.

Infantino entrou em detalhes para explicar que serão 24 times na disputa pelo torneio. Oito times da Europa e seis da América do Sul estarão entre os participantes. Por outro lado, fez politicagem ao dizer isso. A real ideia da FIFA é a de ganhar muito mais dinheiro e prestígio com o Mundial de Clubes.

“E vai algo grande por definição. Serão 24 times, sendo oito europeus, seis da América do Sul, três das outras confederações, um da Oceania, um do país-sede virão aqui aqui e jogarão pela primeira vez para realmente coroar em uma competição o campeão mundial”, diz Gianni Infantino.

São Paulo foi três vezes campeão do Mundial de Clubes

Com a fala de Infantino, ele exclui da história os títulos conquistados desde 1960, formato que englobava apenas os campeões da Libertadores e da Copa dos Campeões. Em 2000 e depois de 2005 em diante a disputa do Mundial de Clubes passou a agregar os campeões das demais confederações do mundo e o campeão do país-sede, totalizando sete participantes.

O São Paulo foi campeão do mundo em 1992 e 1993, no formato anterior, com vitórias sobre Barcelona por 2 a 1 e Milan por 3 a 2. E também em 2005, no formato atual, com vitórias sobre o Al-Ittihad por 3 a 2 e Liverpool por 1 a 0.