Nação Tricolor no Terra. (Foto: Reprodução)

Mundial de Clubes: FIFA desenha nova competição e cria polêmica com São Paulo sobre “verdadeiros campeões do mundo”

Presidente da FIFA fala sobre novo Mundial de Clubes. (Foto: Twitter da FIFA)
Presidente da FIFA fala sobre novo Mundial de Clubes. (Foto: Twitter da FIFA)

A FIFA anunciou a criação de um “novo Mundial de Clubes” nesta sexta-feira em evento realizado no Qatar. O campeonato passará a ser disputado a cada quatro anos, com 32 times, a partir de 2025. A sede ainda não está definida, mas o torneio será como uma Copa do Mundo de seleções.

Para reserva de Calleri! São Paulo disputa centroavante argentino com Grêmio

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

De acordo com o ge, o número de times por continente será definido ainda, mas a UEFA e a Associação de Clubes Europeus (ECA) querem 12 times europeus – como ocorre na divisão de seleções de Copa do Mundo. Esta seria a condição para o apoio à competição.

Polêmica sobre “verdadeiros” campeões do Mundial de Clubes

Em entrevista em 2019, Gianni Infantino, presidente da FIFA, meio que colocou para escanteio todos os campeões do mundo até aqui, entre eles o São Paulo, ao dizer que o novo Mundial de Clubes será o primeiro e verdadeiro e que o campeão da edição do ano que vem será o primeiro a ser coroado o campeão do mundo.

“A nova Copa do Mundo de Clubes da Fifa vai ser uma competição que toda pessoa, toda criança, qualquer um que ame o futebol está esperando. Essa é a primeira e verdadeira Copa do Mundo de Clubes. Os melhores times vão jogar, então teremos os melhores jogadores. Vão jogar pela primeira vez para realmente coroar o campeão do mundo”, disse Gianni Infantino, em evento da FIFA, em 2019.

São Paulo foi três vezes campeão do Mundial de Clubes

Apesar da fala de Infantino, a FIFA reconhece todos os títulos conquistados desde 1960, formato que englobava apenas os campeões da Libertadores e da Copa dos Campeões. Em 2000 e depois de 2005 em diante a disputa do Mundial de Clubes passou a agregar os campeões das demais confederações do mundo e o campeão do país-sede, totalizando sete participantes.

O São Paulo foi campeão do mundo em 1992 e 1993, no formato anterior, com vitórias sobre Barcelona por 2 a 1 e Milan por 3 a 2. E também em 2005, no formato atual, com vitórias sobre o Al-Ittihad por 3 a 2 e Liverpool por 1 a 0.