nação tricolor

São Paulo é o time mais caro do país? Veja a lista e se surpreenda com o valor dos rivais no Brasil

Fotos: Rubens Chiri/São Pailo - Cesar Greco/Palmeiras - Marcelo Cortes/Flamengo - São Paulo foi avaliado no meio dos rivais.
Fotos: Rubens Chiri/São Pailo - Cesar Greco/Palmeiras - Marcelo Cortes/Flamengo - São Paulo foi avaliado no meio dos rivais.

Nos últimos anos, da mesma forma que fez o São Paulo na época em que Muricy estava no comando, conquistando muitos títulos, o Palmeiras montou um elenco extremamente competitivo, pronto para batalhar por cada traça e troféu ao alcance de Abel Ferreira. E uma ótima maneira de analisar a força desse elenco é calculando seu valor.

“No meio de 2023”: Após renovação, São Paulo pode receber ‘caminhão de dinheiro’ por Nestor

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

O site Transfermarkt, referência mundial em dados e estatísticas da economia do futebol, faz um trabalho de estipular o valor de mercado de todos os atletas do mundo. Importante ressaltar que esse valor não é o preço definitivo do atleta, apenas uma quantia “sugerida” de quanto o jogador vale no mercado. Questões como desempenho, idade, posição, lesão e tempo de contrato influenciam bastante nesses números.

Para calcular o elenco como um todo, levamos em consideração todos os atletas disponíveis para o técnico: desde os titulares até jovens que acabaram de subir da base. Jogadores emprestados foram ignorados.

O ESTRELADO FLAMENGO LIDERA:

O estelar elenco do Flamengo aparece em primeiro lugar, somando 161 milhões de Euros. Gabi (22 milhões), Pedro (20 milhões) e Arrascaeta (19 milhões) puxam a lista. Gerson e Cebolinha também ultrapassam a faixa dos 10 milhões e mostram que o plantel do time carioca vale ouro. Já o 11 inicial do Fla pode ser avaliado em 48 milhões de Euros, partindo do princípio que Gerson tem sido banco para Vidal.

PALMEIRAS SEGUE VALIOSO APÓS TANTAS SAÍDAS:

Segundo plantel mais caro do país, o Palmeiras ainda tem seu poder. Com 132 milhões de Euros avaliados em seus jogadores, o Verdão acompanha Flamengo e Galo (119 milhões) no seleto clube de equipes com elenco de centena de milhões. Ignorando Endrick, já vendido ao Real, o Palmeiras tem em Dudu, Rony e Veiga seus atletas mais valiosos. É importante fazer ressalvas, porém: Scarpa e Danilo, saídos para a Inglaterra recentemente, fariam o Verdão saltar para a primeira colocação. A dupla junta vale 37 milhões de Euros. O Palmeiras tem um 11 inicial de 91 milhões de Euros, mais que o dobro do Flamengo. Mas há uma explicação, Endrick, avaliado em 20 milhões de Euros, ainda é titular da equipe. Ainda assim, trocá-lo por Giovanni (9 milhões) ou Navarro (5 milhões) ainda garantiram o time titular mais valioso do país.

SÃO PAULO, CORINTHIANS E SANTOS:

O Corinthians tem um elenco avaliado em 88 milhões de Euros, mas muito porque suas peças destaque já não são tão mais jovens. O Santos, por outro lado, explora a juventude e tem seu plantel “etiquetado” em 83 milhões. Valor parecido com o São Paulo, que em fase de reconstrução de elenco soma 81 milhões de Euros em seus jogadores.

RESTO DO BRASILEIRÃO:

Fluminense, Botafogo e Inter “dividem” o valor de 55 milhões, mas contam com equipes interessantes. O recém-promovido Grêmio chega perto com seus 53 milhões: mas não pense que se trata do efeito Suaréz. O gênio já tem 36 anos e é avaliado em apenas 4 milhões. Com elencos mais modestos e pretensões menores, times como Goiás e América somam apenas 21 milhões em valor avaliado de seus elencos. Apenas como exemplo, seria “possível” trocar Rony e Dudu por todo o plantel de um dos times, ainda sobrando 1 milhão de troco.

ESCALAÇÃO MAIS VALIOSA:

Para entendermos o time dos sonhos, pelo menos no que diz respeito ao dinheiro, vamos a 3 formações táticas diferentes:

Já aqui, é uma escalação com os mais valiosos sub-23. Como Endrick já foi negociado, optamos por substituí-lo:

E para alimentar a rivalidade, aqui temos uma escalação com a força máxima “financeira” do Estado de São Paulo, incluindo os 5 times presentes no Brasileirão:

CRÉDITOS DA PESQUISA: Tom Frauches.