Nesta noite, o São Paulo decide seu futuro na Copa Libertadores, jogando na Argentina. O Tricolor encara o Racing de Avellaneda e precisa de uma vitória simples para avançar às quartas de final da competição.
Em entrevista, Hernanes explica por que saiu do São Paulo: “Queria voltar a ser protagonista”
Libertadores: Racing x São Paulo: Saiba como assistir AO VIVO na TV
Para superar o desafio, o Tricolor necessariamente terá de marcar pelo menos um gol, porque na ida, no Morumbi, empatou por 1 a 1. Acreditando na classificação, o Nação Tricolor traz os seis motivos para acreditar que o time de Hernán Crespo passará de fase.
Crespo pode inovar na escalação, com garoto de 18 anos entre os titulares do São Paulo
1 – São Paulo jamais caiu para rival estrangeiro nas oitavas de final
O São Paulo pensa em avançar nas oitavas de final, algo que sempre aconteceu quando enfrentou rivais não-brasileiros nesta fase. Isso porque nas únicas três vezes em que caiu na primeira fase eliminatória da Libertadores, o Tricolor teve revés para times brasileiros.
Em 2007 contra o Grêmio; em 2013, contra o Atlético Mineiro; e em 2015 contra o Cruzeiro. Sempre jogando as partidas derradeiras fora de casa, caso desta noite.
2 – Hernán Crespo avançou em todos mata-matas que disputou pelo São Paulo
O técnico Hernán Crespo está invicto nos duelos de mata-mata que disputou até aqui pelo São Paulo. Foram três: Ferroviária, Mirassol e Palmeiras, todos pelo Paulistão (do qual foi campeão). Além disso, o São Paulo empatou na ida contra o Racing. Ou seja, Crespo está invicto com o Tricolor em duelos eliminatórios: foram cinco jogos, com três vitórias e dois empate.
3 – Última vez que chegou longe na Libertadores foi com técnico argentino
A última grande campanha do São Paulo na Copa Libertadores também foi com técnico argentino no comando. Em 2016, o Tricolor comandado por Edgardo Patón Bauza chegou à semifinal da competição e por pouco não chegou à decisão.
4 – São Paulo está invicto jogando fora de casa na Libertadores
Na atual edição da Copa Libertadores, o São Paulo está invicto. Em três jogos, o Tricolor empatou dois e venceu o Sporting Cristal. Um dos confrontos foi diante justamente do Racing de Avellaneda, em empate sem gols.
5 – São Paulo conta com dupla argentina rival do Racing
O retorno de Emiliano Rigoni traz um trunfo para o São Paulo na disputa de hoje. Tanto o meia-atacante como Martín Benítez atuaram pelo Independiente, rival do Racing.
Os dois jogadores conhecem muito bem o terreno do Cilindro de Avellaneda, palco da partida de hoje.
6 – Se precisar dos pênaltis, Volpi tem se destacado
Em um passado recente, o São Paulo superou duas disputas de pênaltis, com Tiago Volpi brilhando na marca da cal. O goleiro do São Paulo defendeu pênaltis em 2019 contra o Palmeiras, no Allianz Parque, na semifinal do Paulistão, e em 2020, no Morumbi, contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil.
Há dois anos, São Paulo derrubava Palmeiras em pleno Allianz Parque e chegava à final do Paulistão
O São Paulo tem sete disputas de pênaltis na história da Copa Libertadores. E leva ampla vantagem: cinco a dois. Venceu uma vez a competição, contra um rival argentino, justamente na disputa de penalidades: em 1992 contra o Newell’s Old Boys.
Libertadores: Há 15 anos, Rogério Ceni brilhava, e São Paulo eliminava Estudiantes nos pênaltis
Além disso, superou Newell’s Old Boys (em 1992), Olímpia (em 1994), Rosario Central (em 2004), Estudiantes (em 2006) e Universitario (em 2010). Parou no Cruzeiro (em 2015) e em Vélez Sarsfield (na final de 1994).
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.