nação tricolor

Libertadores: Reunião nesta sexta-feira no Conselho da Conmebol pode decidir palco da final de 2021

Centenário de Montevidéu vai receber final da Copa Libertadores de 2021. (Foto: Portal Fútbol UY)

O São Paulo lidera a sua chave na Copa Libertadores da América com seis pontos, depois da vitória contra o Rentistas, do Uruguai, por 2 a 0, ontem à noite no Morumbi, com gols de Pablo e de Reinaldo. E é justamente do país charrúa é de onde vem uma notícia importante sobre a sede da final da edição 2021 do torneio.

Hoje, o Conselho da Conmebol se reúne para tratar entre outros assuntos sobre o palco da final de 2021. De acordo com o Portal Fútbol UY, do Uruguai, a Associação Uruguaia de Futebol considera que o Estádio Centenário tem muitas chances de ser o escolhido.

Conforme reportagem publicada no portal, entre as razões para o otimismo está a boa relação entre a AUF e a Confederação Sul-Americana. Além disso, o fato do Uruguai ter disponibilizado vacinas da Sinovac para o futebol sul-americano.

Consultado pela reportagem, o vice-presidente da AUF, Gastón Tealdi, disse que há chance de que o lendário estádio uruguaio seja o escolhido. “Há certas comissões técnicas que farão suas avaliações pertinentes para decidir se será o Centenário ou outro dos estádios postulados”, afirmou o dirigente.

Questão política pode pesar na escolha para palco da final da Libertadores

Por fim, o portal Fútbol UY detalha que a Conmebol quer que a final seja realizada com público. E que em meados de novembro, quando o jogo está marcado para ser disputado, cerca de 70% da população do Uruguai terá sido vacinada. Fator, portanto, que pesa a favor da escolha.

Final da Libertadores é disputada em sede única desde 2019

A Libertadores, desde 2019, tem a sua final disputada em jogo único e em uma sede pré-selecionada. O Morumbi está entre os palcos postulantes a receber a final.

Aliás, em 2018, já havia ocorrido uma espécie de embrião para este formato, já que a decisão entre Boca Juniors x River Plate foi levada a Madrid por questões de segurança. Em seguida, em 2019, o Monumental de Lima recebeu a decisão. E depois, o Maracanã recebeu a final em janeiro deste ano, mas pela edição de 2020.