nação tricolor

Libertadores: Rentistas se classifica à competição e beneficia São Paulo no sorteio

São Paulo se classifica à fase de grupos da Libertadores como cabeça de chave, depois de vitória do Rentistas no Campeonato Uruguaio. (Foto: Twitter da Libertadores)

Nicolás Rossi, o paredão que defendeu três pênaltis seguidos para classificar o Rentistas para a final do Campeonato Uruguaio, deu um presente ao São Paulo na noite de quarta-feira (31). Isso porque o Bicho Colorado, ao chegar à decisão do torneio local, se classificou à próxima Copa Conmebol Libertadores. Assim, o Tricolor pegou a última vaga como cabeça de chave no sorteio que acontece no próximo dia 09 para definir as chaves da competição.

O São Paulo brigava com o Peñarol pela última vaga entre os líderes de chave. Mas, os Carboneros precisavam da vitória do Liverpool na partida contra o Rentistas. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, resultado que persistiu na prorrogação, a disputa foi para os pênaltis. E foi então que Rossi se destacou. O time Colorado venceu por 3 a 2 na disputa e decidirá o Uruguaio 2021 contra o Nacional-URU.

Importância de ser cabeça de chave na Libertadores

Ser cabeça de chave é tão importante quanto estar classificado à fase de grupos. Porque, em tese, o time pode entrar em uma chave menos complicada. Basta lembrar que o São Paulo caiu na fase prévia da Libertadores, em 2019, contra o Talleres de Córdoba. E que, na última edição do torneio, em 2019, o Tricolor caiu na fase de grupos, em chave que tinha o então vice-campeão River Plate e a LDU, que joga na altitude de Quito.

Portanto, a partida de ontem, no Uruguai, pode garantir uma fase de grupos menos sofrida ao São Paulo. Na teoria.