nação tricolor

Libertadores: Duelo uruguaio de quarta-feira define se São Paulo será cabeça de chave na competição

São Paulo pretende arrecadar mais com direitos de transmissão no Brasileirão. (Foto: Twitter do São Paulo)
São Paulo pretende arrecadar mais com direitos de transmissão no Brasileirão. (Foto: Twitter do São Paulo)

O São Paulo vai acompanhar de camarote, na próxima quarta-feira (31), o duelo entre Rentistas x Liverpool às 20 horas, no Estádio Centenário, em Montevidéu. E por quê? Este duelo, válido pela semifinal do Campeonato Uruguaio, definirá o último classificado do país à Copa Libertadores da América. Caso o Rentistas vença, o Tricolor estará no sorteio da competição como cabeça de chave.

Isso porque o Nacional-URU foi o líder na chamada tabela geral do campeonato (que é a soma de pontuação dos dois turnos). Por isso, está na decisão do campeonato – e classificado para a fase de grupos. Falta, portanto, uma vaga direta. O Rentistas foi campeão do torneio Apertura, enquanto o Liverpool foi o melhor do Clausura.

E o que isso tem a ver com a Libertadores?

Se o Rentistas vencer o jogo, estará na fase de grupos da Libertadores. Mas, se der Liverpool, quem se classifica é o Peñarol, porque o time negriazul já esteve na atual Libertadores, na primeira fase prévia do torneio.

Além disso, a Libertadores define seus cabeças de chave por um ranking histórico. E caso dê Peñarol, o São Paulo teria pontuação menor, no ranking da Conmebol, e acabaria ficando no pote 2. Ou seja, em outras palavras, Rentistas será Tricolor na quarta.

Campeonato Uruguaio definiu primeiros classificados no “boca a boca”

Por conta da pandemia, o Uruguai teve problemas para definir seus classificados para a competição Sul-Americana. Então, o país foi definindo aos poucos seus classificados para as disputas das fases preliminares da Liberta. Foi, digamos, no “boca a boca”. A cada data-limite, a Associação de Futebol Uruguaio “congelava a tabela” e perguntava a cada time se queria entrar na competição.

Assim aconteceu com o Liverpool (primeira fase) e com o Montevideo Wanderers (segunda fase). Em seguida, esperavam-se as duas vagas para a fase de grupos, cujo sorteio acontecerá no dia 9 de abril. Falta uma. E o São Paulo estará bastante atento.