A Conmebol divulgou as equipes de arbitragem responsáveis por comandar os jogos de volta das oitavas de final da Copa Libertadores na próxima semana. Para a partida do São Paulo, foi escolhido Gustavo Tejera, do Uruguai. Ele é jovem e aplica muitos cartões.
Mas, o que realmente chama a atenção é que o experiente árbitro Éber Aquino, do Paraguai, esteja no VAR. O Tricolor encara o Racing, em Avellaneda, na terça-feira (20).
O juiz esteve, como árbitro de campo, na partida entre Defensa y Justicia e Flamengo, em Florencio Varela, na última quarta-feira. É um árbitro que costuma deixar o jogo seguir, mas tem um certo rigor na aplicação de cartões amarelos. No duelo, foram cinco cartões aplicados.
Aquino também apitou outros três jogos da Copa Libertadores na atual temporada: a vitória do Fluminense contra o Independiente Santa Fe por 2 a 1, no Maracanã, além dos jogos entre Nacional x Argentinos Juniors e Junior Barranquilla x Bolívar. Ao todo, foram 18 cartões amarelos e um vermelho.
Éber Aquino, no entanto, é lembrado pela confusão envolvendo Boca Juniors x Cruzeiro, na Libertadores de 2018, na qual Dedé foi expulso na Bombonera, após dividida com o goleiro Andrada.
São Paulo precisa de gols para avançar na Copa Libertadores
Dos brasileiros que entraram em campo nesta semana, o São Paulo foi o que se colocou em situação mais complicada. Além de ter sido o único a ser mandante no jogo de ida, sofreu um gol no Morumbi.
O empate por 1 a 1 obriga o São Paulo a marcar pelo menos um gol na Argentina para pensar em classificação às quartas de final da Copa Libertadores. Por isso, a tendência é a de que o Tricolor jogue com um time alternativo amanhã, também no Morumbi, contra o Fortaleza.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.